Se tem uma palavra que define a relação do lateral-direito Jonathan com a Copa Libertadores da América é experiência. Na carreira do jogador do Athletico, já são seis participações, 47 jogos disputados e 60% de aproveitamento na competição mais prestigiada da América. De quebra, ele levantou o caneco em 2011, quando vestia a camisa do Santos.

+ Confirmado: Furacão divulga a lista de inscritos na Libertadores

Jonathan já fazia parte do elenco rubro-negro na última participação do Furacão na disputa, em 2017. Na ocasião, vestiu a camisa em nove oportunidades. Tanta cancha de Libertadores faz com que o atleta fale com propriedade sobre as particularidades do torneio.

+ Leia mais: Falta uma semana pra estreia do Athletico na Libertadores

“É o campeonato mais importante do nosso continente. E o que faz a Libertadores se tornar ainda mais difícil é que depois da fase de grupos, ainda vem uma etapa de mata-mata. Além disso, não estamos acostumados a jogar contra estes adversários., como é no Campeonato Brasileiro”, disse o jogador em entrevista ao site oficial do clube.

O Furacão está no grupo G, que tem ainda Boca Juniors, Jorge Wilstermann e Tolima, o adversário da próxima terça (5), analisado como muito forte por Jonathan. “Temos uma chave muito difícil, com jogos em altitude. Mas nestes momentos, a equipe tem que se superar. É uma competição que todos os atletas querem vencer e o clube também”.

+ Veja ainda: Furacão se aproxima de ex-CEO do Coxa

Pra driblar as dificuldades da disputa, a receita do lateral para o sucesso passa pelo equilíbrio emocional. “Claro que fisicamente e tecnicamente todo o time tem que estar bem. Mas a nossa equipe tem que estar bem preparada psicologicamente. Precisa ter muita cabeça, porque enfrentamos muitas coisas adversas, especialmente fora de casa”.

Estrategicamente, mais da metade do elenco do Rubro-Negro já jogou pelo menos uma vez a Libertadores, o que na opinião de Jonathan, pode ser decisivo. “Isso é importante para esse tipo de competição e deixa a equipe mais calejada e experiente”, finalizou.

+ APP da Tribuna: As notícias de Curitiba e região e do Trio de Ferro com muita agilidade e sem pesar na memória do seu celular. Baixe agora e experimente!