O sorteio dos grupos da Copa Libertadores 2020 está marcado para esta terça-feira (17), às 21h30, na sede da Conmebol, no Paraguai. Campeão da Copa do Brasil, o Athletico entra direito na fase de grupos, que começa nos primeiros dias de março. A fase eliminatória está prevista para iniciar na semana de 22 de janeiro.

Por conta do ranking da Conmebol, o Furacão está no pote 3. A pontuação é dividida em desempenho nas últimas dez edições (2010-2019), participação nos campeonatos nacionais no mesmo período e um coeficiente histórico que leva em conta todas as outras edições do torneio até 2009.

Do pote 1, os brasileiros Flamengo, Grêmio e Palmeiras não podem enfrentar o Rubro-Negro por serem cabeças de chave. Boca Juniors e River Plate, da Argentina, Olimpia, do Paraguai, e Nacional e Peñarol, ambos do Uruguai, podem estar no grupo atleticano.

+ Já ouviu as maiores mancadas do rádio paranaense? Confira no podcast De Letra

Athletico e River Plate podem se enfrentar na fase de grupos. Foto: Jonathan Campos/Arquivo

O pote 2 possui Independiente Del Valle, do Equador, Santos, São Paulo, Colo Colo, do Chile, Libertad, do Paraguai, Bolívar, da Bolívia, Racing, da Argentina, e Universidad Católica, do Chile.

+ Athletico salta no ranking da CBF. Confira a posição

Por fim, no pote 4, estão o Binacional, do Peru, o Defensa y Justicia, da Argentina, e o Estudiantes de Mérida, da Venezuela. Além deles, ainda resta uma vaga para um boliviano, enquanto outros quatro times virão da fase eliminatória.

Vagas restantes

Das 47 vagas da competição, 45 estão preenchidas. As vagas restantes pertencem ao Chile e à Bolívia. Além do Furacão, mais cinco times do Brasil entram direto na fase de grupos: Flamengo, Santos, Palmeiras, Grêmio e São Paulo. Corinthians e Internacional disputam as primeiras fases eliminatórias.

+ Reforço: Furacão de olho em Reynoso, do Boca Juniors

A finalíssima de 2020 mantém o formato de jogo único. Pela primeira vez, o estádio será brasileiro: o Maracanã, no Rio de Janeiro. O emblemático palco completa 70 anos no ano que vem. A partida está marcada para 21 de novembro.

Confira todos os potes da Libertadores 2020:

Foto: Divulgação/Conmebol
Foto? Divulgação/Conmebol