O campeonato paranaense 2004 chega no próximo fim de semana à reta final da primeira fase, com a disputa da quinta rodada. Além desta, serão apenas mais duas e, aos poucos, a competição vai afunilando. Numa boa, por enquanto, apenas Atlético e Adap – a grande surpresa deste início de temporada -, que somam dez pontos e lideram seus grupos, A e B, respectivamente.

Outros três times (dois no A e um no B), estão bem encaminhados para se classificar. No A, o vice-líder Rio Branco (com 8 pontos) e o Coritiba (7), já estão próximos da vaga, enquanto no B, o Cianorte conquistou a terceira vitória domingo (9 pontos ganhos), contra o vice-campeão Paranavaí, precisa de pouco para alcançar a vaga na próxima fase.

No outro lado da tabela, as situações são bem diferentes de um grupo para outro. Enquanto a briga no grupo B é acirrada, com todos bem próximos e ainda com possibilidade de alcançar a próxima fase, no grupo A duas equipes estão na obrigação de vencer seus três próximos adversários, se ainda quiserem escapar do “torneio da morte” -que vai reunir os dois últimos de cada grupo para definir os dois rebaixados para a próxima temporada. A situação é difícil para Paraná Clube e Prudentópolis. Ambas equipes somam apenas um ponto e estão a quatro do adversário mais próximo o Iraty.

Como ainda têm nove pontos a disputar, precisam além de vencer torcer contra os adversários mais próximos.