O Atlético começa a enfrentar hoje, a partir das 16h, seu principal desafio na temporada 2008. Contra o Ipatinga, em Minas Gerais, o Furacão tenta largar com o pé direito no Brasileirão e mostrar que tem qualidade para brigar pelo título nacional.

Após a perda do campeonato estadual, os jogadores rubro-negros querem provar que toda a badalação que envolveu o time no início do ano não foi à toa. ?Mantivemos a base do grupo do ano passado. Fomos bem no começo do Paranaense e, chegando jogadores de qualidade, poderemos fazer um grande campeonato.

O Atlético, com o grupo que tem e como time grande que é, tem que pensar em ser campeão?, diz o artilheiro Marcelo Ramos.

O parceiro de ataque de Marcelo Ramos será a única novidade na estréia: Willian assume o lugar de Pedro Oldoni. ?Tenho que aproveitar essa chance. Vamos lutar por uma vaga na Libertadores e também pelo título. Por isso temos que entrar com força máxima já contra o Ipatinga?, afirma o atacante.

O restante do time será o mesmo que venceu o Coritiba por 2 a 1 na decisão do Paranaense, mas deixou o troféu escapar. Vinícius segue no gol.

A zaga continua com o trio Rhodolfo, Antônio Carlos e Danilo. Nas alas, Nei e Léo Medeiros ganham mais uma chance. Valencia e Alan Bahia, na marcação, e Netinho na criação, formam o meio-campo.

O Ipatinga, que está comemorando dez anos de fundação, faz hoje seu jogo de estréia na primeira divisão nacional. A falta de experiência do adversário na competição é um dos trunfos do Atlético. Mas ninguém espera moleza contra o caçula do Brasileirão. ?O Ipatinga tem uma forma bem definida de jogar. O estádio tem um dos maiores campos do futebol brasileiro, com uma grama muito alta. O calor é forte e venta muito pouco. Quem não estiver bem preparado fisicamente e com um bom plano de jogo pode ser surpreendido?, avisa o técnico Ney Franco.

Porém, o treinador atleticano conhece o adversário de hoje como ninguém e não espera por surpresas. ?Eu participei do projeto do Ipatinga e o sonho do clube sempre foi disputar a Série A. Coincidentemente, a estréia será contra uma equipe que eu estou dirigindo. Vamos fazer de tudo para ganhar, mas passando esse jogo, vou torcer muito para que o clube faça uma boa campanha?, confessa.

Já os jogadores do Furacão não têm nada a ver com essa história e, se depender deles, o time mineiro irá começar o Brasileirão na lanterna. ?Temos que entrar como no último jogo com o Coritiba. Esperamos ter esse espírito, porque se entrar devagar pode ser tarde depois. Tem que entrar ligado e tentar já buscar uma vitória?, conclui Marcelo Ramos.

BRASILEIRÃO 2008

1.ª rodada

IPATINGA x ATLÉTICO

Ipatinga – Fred; Mariano, Renato (Thiago Vieira), Gian e Edmar; Augusto Recife, Marcelo Costa, Jackson e William; Neto Baiano e Ricardinho (Rodriguinho). Técnico: Giba.

Atlético – Vinícius; Rhodolfo, Antônio Carlos e Danilo; Nei, Valência, Alan Bahia, Netinho e Léo Medeiros; Willian e Marcelo Ramos. Técnico: Ney Franco.

Árbitro: Célio Amorim (SC)

Assistentes: Carlos Berkenbrock (SC) e Alcides Zawaski Pazetto (SC)

Local: Ipatingão, em Ipatinga (MG)

Horário: 16h