Afastado o perigo de rebaixamento, o Atlético volta suas forças para buscar vaga na Sul-Americana. Para tanto precisa de uma vitória simples diante do Barueri, em Presidente Prudente(SP), no domingo.

Caso não aconteça, uma combinação de resultados também pode dar ao Furacão um lugarzinho na competição, que ainda não caiu no gosto de grande parte das equipes brasileiras.

Para o Atlético, no entanto, jogar a Sul-Americana tem a sua importância. Além de pintar um dinheiro extra no caixa do clube, existe a exposição da marca – principalmente se o time alcançar a fase internacional da disputa. Se confirmada a vaga, o Atlético participará do torneio pela 5.ª vez consecutiva.

De acordo com o site Chance de Gol a probabilidade do Furacão chegar a Sul-Americana é de 30,4%. Classificam-se as equipes que terminarem o Brasileiro entre o 5.º e 12.º lugares.

Porém como dentre esses clubes está o Corinthians assegurado na Libertadores pela conquista da Copa do Brasil, o 13.º lugar também ganha vaga à Sul-Americana. O Atlético está uma posição abaixo (14.º).

Por isso o jogo contra o Barueri vai ser encarado com muita seriedade pelo grupo rubro-negro. O treinador Antônio Lopes não poupará jogadores e levará o que tem de melhor à disposição.

“Vamos para a última rodada tranquilos (sem risco de rebaixamento), mas queremos a vitória. Isso foi objeto de conversa em nossa reunião. Não estamos de férias e estamos postulando uma vaga na Sul-Americana. Então vai ser um jogo muito importante contra o Baureri, que tem um bom time. Temos que nos preparar bem, treinar com vontade para poder ganhar e computar 50 pontos, que vai nos colocar na competição”, afirmou Lopes.

Time

Para o confronto em território paulista, o Atlético não terá a presença do maestro Paulo Baier, que cumprirá suspensão automática, e do lateral Nei que ainda está negociando a renovação de seu contrato.

O volante Valencia é dúvida e permanece tratando o tornozelo esquerdo. A boa notícia é o retorno de Manoel à zaga. Alex Mineiro também ficará à disposição. Manoel ressaltou que a equipe não vai relaxar por ter conquistado o objetivo da temporada (escapar da zona de rebaixamento).

“Estávamos numa situação difícil em busca da nossa meta e agora é buscar um lugar na Sul-Americana”, explicou o jovem zagueiro. A partida acontecerá em Presidente Prudente (SP) porque a Arena, em Barueri, está em obras. O jogo está confirmado para as 17h de domingo.