O Atlético-GO se recuperou de dois tropeços seguidos ao virar sobre o Ceará e golear a equipe alvinegra por 4 a 1, neste domingo, no Serra Dourada, pela quarta rodada do Campeonato Brasileiro. Anselmo marcou duas vezes e foi o artilheiro do jogo em Goiânia.

A vitória levou o Atlético a seis pontos, com duas vitórias e duas derrotas. Já o Ceará perdeu seu segundo jogo na competição, parou nos quatro pontos, e caiu para 15.º, podendo perder mais uma posição durante a rodada.

No primeiro tempo, o Atlético-GO dominou o jogo, subiu bem para o ataque, mas perdeu boas chances de marcar. Ainda permitiu o avanço do Ceará em rápidos contra-ataques. Aos 22 minutos, Vicente tabelou com Iarley. que se antecipou à marcação, invadiu a área e cruzou para Tiago Humberto. O atacante recebeu livre e tocou no canto de Márcio para fazer 1 a 0.

Com a desvantagem e empurrado pela torcida, o time da casa acordou, reagiu e virou. Aos 25, numa jogada ensaiada, Marcão cruzou para Anselmo, que tocou de cabeça e empatou. Depois, aos 38, Adriano virou. Bateu cruzado, de fora da área, e a bola entrou no canto direito de Fernando Henrique. “Eu não falhei no chute dele”, se defendeu o goleiro, no intervalo.

Na segunda etapa, bem fechado no meio-campo, o Atlético-GO ignorou a pressão do Ceará, achou espaço e desenhou uma goleada. Aos 15 minutos, Marcão lançou para Bida, que bateu forte na saída de Fernando Henrique. Anselmo fechou o placar aproveitando rebote do goleiro do Ceará no chute bem colocado de Marcão. Nocauteado, o Ceará recuou para se proteger. Mesmo assim, Anselmo, e depois Marcão, acertaram o travessão.

“É claro que não esperava um resultado assim”, disse Anselmo, no final do jogo. “Mas, nosso time precisava de uma reação e ficar bem longe do sofrimento do ano passado”. Em 2010 o Atlético-GO escapou da Série B na última rodada.

Na próxima rodada, o Atlético-GO pega o Atlético-MG, domingo, às 18h30, na Arena do Jacaré, em Sete Lagoas (MG). O Ceará recebe o líder São Paulo, às 16h, no Presidente Vargas, em Fortaleza (CE).

FICHA TÉCNICA:

Atlético-GO 4 x 1 Ceará

Atlético-GO – Márcio; Adriano, Gilson (Paulo Henrique), Leonardo e Thiago Feltri; Agenor, Pituca, Bida (Felipe Brisola) e Vitor Júnior; Marcão e Anselmo (Felipe). Técnico: PC Gusmão.

Ceará – Fernando Henrique; Murilo (Marcelo Nicácio), Anderson Luiz, Erivelton e Vicente; Michel, João Marcos, Eusébio, Thiago Humberto; Iarley (Heleno) e Oswaldo (Preto). Técnico: Vagner Mancini.

Gols – Thiago Humberto, aos 22, Anselmo, aos 25, e Adriano, aos 38 minutos do primeiro tempo; Bida, aos 15, e Anselmo, aos 29 minutos do segundo tempo.

Cartões amarelos – Leonardo, Vicente e Eusébio.

Árbitro – Paulo César Oliveira (Fifa-SP)

Renda – R$ 32.815,00

Público – 2.140 pagantes.

Local – Estádio Serra Dourada em Goiânia (GO).