Campinas – Na sua primeira vitória no Campeonato Brasileiro, o Atlético-MG goleou o Guarani por 4 a 1, ontem à tarde, no estádio Brinco de Ouro, em Campinas. Agora, tanto a equipe mineira quanto a paulista estão com 4 pontos ganhos. O grande destaque do jogo foi o meia Paulinho, de apenas 20 anos e apenas 1m67. Ele mostrou personalidade com a camisa 10 atleticana, criando os lances mais bonitos dentro de campo.

O Guarani começou o jogo num ritmo alucinante, apostando na alta velocidade para surpreender o adversário. E abriu o placar aos cinco minutos, quando João Paulo entrou na grande área, pelo lado direito, e chutou forte. O goleiro Edmar espalmou, fazendo apenas a defesa parcial, mas no rebote o meia Marquinhos, mesmo longe do gol, cabeceou por cobertura.

O Atlético não se intimidou, passando a tocar a bola com facilidade e exercendo forte pressão sobre o Guarani. Teve ainda a seu favor a fragilidade da marcação do meio-campo adversário. O empate saiu aos 26 minutos, quando João Paulo perdeu a bola e o time mineiro armou um rápido contra-ataque. Paulinho chutou de longe e a bola ainda bateu no travessão antes de entrar.

O mesmo Paulinho participou do segundo gol do Atlético. Ele tentou dar um chapéu no zagueiro Sangaletti, que o segurou dentro da grande área. Pênalti que Marques bateu bem, aos 35 minutos: 2 a 1. Três minutos depois, Émerson Ávila foi expulso por jogada violenta, deixando o Guarani com um jogador a menos em campo.

No segundo tempo, o técnico Jair Picerni tentou reforçar a marcação no meio-campo com a entrada do volante Otacílio no lugar de Marquinhos. Mas o Guarani sofreu o terceiro gol logo aos três minutos, quando o árbitro marcou pênalti num toque de braço involuntário na bola, dentro da área, do próprio Otacílio. Marques, com categoria, cobrou e fez 3 a 1.

O time mineiro chegou ao quarto gol aos 20 minutos, quando Ronildo cruzou na medida para a cabeçada de Hélcio. Alguns minutos depois, Ronildo acabou expulso e o técnico Geninho preferiu segurar o confortável vantagem e garantir a vitória do Atlético.