Foto: Walter Alves

O capitão Danilo volta ao time após cumprir suspensão. Ele tenta colocar ordem na zaga, que foi um fiasco em Natal.

Independente do time que entrar jogando, mais uma vez Antônio Lopes não poderá repetir a escalação. Da equipe que perdeu para o América-RN, há mudanças na zaga, lateral-direita e meio-campo. O capitão Danilo retorna para tentar colocar ordem na cozinha; Nei substitui Jancarlos, que está lesionado, e o colombiano Valencia formará o meio-campo com Alan Bahia, Claiton e Ferreira. Nas demais posições, o Atlético permanece o mesmo, com Gustavo na zaga, Edno na lateral esquerda e o ataque formado por Dinei e Alex Mineiro. João Leonardo e Erandir, que tiveram atuações contestáveis em Natal, foram sacados da equipe.

Com essas alterações, o Delegado colocará em campo, pela 1.ª vez, o time mais próximo do que ele considera o ideal. Mas, mesmo com força máxima, a apresentação da equipe ainda é uma incógnita para a torcida. Prevendo dificuldades, Lopes já avisou que somente com a seqüência de jogos é que o grupo pode ganhar conjunto e demonstrar um bom futebol. ?O entrosamento vem com a repetição do time em jogos e nos treinamentos?, afirmou o técnico.

Com mais de 30% das rodadas do Brasileirão já disputadas, o Atlético não conseguiu repetir a mesma formação em jogos consecutivos desde a entrada de Lopes no comando técnico, seja por problemas de contusão, suspensão ou por falta de qualidade de alguns jogadores e isso gerou ?uma influência negativa no comportamento da equipe?, segundo o treinador.

Para o confronto contra o Cruzeiro, no entanto, Lopes afirmou que a preocupação maior é com a postura de seu time e com as virtudes do Cruzeiro, pois a proximidade com a zona de rebaixamento parece não incomodar. ?Se a equipe tiver uma continuidade de vitórias, rapidamente o Atlético sobe no posicionamento da tabela?, avaliou.

Uma seqüência com boas apresentações e, principalmente, somando pontos é tudo o que o Rubro-Negro mais quer e necessita para a reabilitação no campeonato. Para isso, entretanto, o mais importante é vencer em casa e reconquistar a confiança da torcida.

De acordo com o capitão Danilo, o Rubro-Negro tem a obrigação de obter os três pontos na Arena e não pode mais vacilar e perder pontos bobos. ?Estamos numa situação de alerta e temos que tirar pontos de quem está acima na tabela?, afirmou.

14ª rodada do Campeonato Brasileiro

Atlético-PR  x Cruzeiro

Local: Estádio Joaquim Américo, Arena da Baixada, em Curitiba

Hora: 19h30

Atlético – Guilherme, Nei, Danilo, Gustavo e Edno; Alan Bahia, Claiton, Valencia e Ferreira; Dinei e Alex Mineiro. Técnico: Antônio Lopes.

Cruzeiro – Fábio, Jonathan, Tiago Heleno, Emerson e Fernandinho, Léo Silva, Ramires, Wagner e Marcinho, Araújo e Guilherme. Técnico: Dorival Júnior.

Árbitro – Lourival Dias Lima Filho (BA)

Auxiliares – Alessandro Rocha (BA) e Kleber Moradillo da Silva (BA)

Ingresso – R$ 40 para o setor Retas e R$ 30 para o setor atrás dos gols. Para os dois setores há meio-ingresso.

Transmissão – Sky/Net, sistema pague pra ver (PPV).