Em sorteio realizado na noite desta quinta-feira (20), em Luque, no Paraguai, a Conmebol definiu os confrontos da primeira fase da Copa Sul-Americana de 2018. E o Atlético, com o Brasil nos grupos da zona norte, enfrentará o Newell’s Old Boys, da Argentina.

O primeiro jogo será na Arena da Baixada, enquanto a volta acontecerá na casa do rival. Ainda não há data e horários definidos, mas a tendência é que a ida seja no dia 11 de abril, enquanto a volta aconteceria no dia 9 de maio.

O Newell’s é um time tradicional da Argentina, onde foi seis vezes campeão nacional, sendo a última vez em 2013, e também duas vezes vice da Libertadores, em 1988 e 1992. Em 2013, chegou às semifinais.

A equipe se classificou à Copa Sul-Americana de 2018 por ter terminado o Campeonato Argentino da última temporada (2016-2017, seguindo o calendário europeu) na nona colocação. Na atual edição, porém, é apenas o 20º colocado – 28 times disputam o Argentino -, com três vitórias, quatro empates e cinco derrotas em 12 rodadas. Marcou dez gols e sofreu dez.

Esta será a primeira vez que os dois clubes vão se enfrentar na história.

Regulamento

Na primeira fase, os 44 times serão divididos em 22 confrontos no sistema mata-mata em ida e volta. Os 22 classificados se juntam com mais dez clubes que virão da Libertadores, os dois melhores da fase preliminar e os oito terceiros colocados da fase de grupos, quando haverá um novo sorteio para definir os confrontos. Com isso, a segunda fase da Sul-Americana só acontecerá depois da Copa do Mundo de 2018.

Esta será a sétima participação do Atlético no torneio continental. A última foi em 2015, quando foi eliminado pelo Sportivo Luqueño, do Paraguai, nas quartas de final. A melhor participação foi em 2006, quando caiu na semifinal para o Pachuca, do México.

Como funcionou o sorteio dos confrontos

Confira todos os confrontos da Copa Sul-Americana*:

Everton-CHI x Caracas-VEN
Merida-VEN x Deportivo Temuco-CHI
Lanus-ARG x Sporting Cristal-PER
Deportivo Cáli-COL x Danubio-URU
San Lorenzo-ARG x Atlético-MG
LDU-EQU x Guabirá-BOL
Nacional-PAR x Mineros-VEN
Sport Rosario-PER x Cerro-URU
Sol de America-PAR x Independiente Medellín-COL
Barcelona-EQU x General Diaz-PAR
Sportivo Luqueño-PAR x Deportivo Cuenca-EQU
Universidad Tecnica Tajamarca-PER x Rampla Juniors-URU
Defensor y Justiça-ARG x América de Cali-COL
Atlético x Newell’s Old Boys-ARG
Chile x Sport Huancayo-PER
Jaguares-COL x Boston River-URU
Rosario Central-ARG x São Paulo
El Nacional-EQU x Bolívia 3
Blooming-BOL x Bahia
Zamora-VEN x Colon-ARG
Audax Italiano-CHI x Botafogo
Fluminense x Bolívia 4

*Os times à esquerda fazem o primeiro jogo em casa