Cinco anos depois da briga generalizada que marcou o jogo entre Atlético e Vasco, pela última rodada do Campeonato Brasileiro de 2013, um torcedor do time carioca foi condenado a dez anos pelas agressões aos atleticanos. Mas ele não foi preso. O Tribunal de Justiça de Santa Catarina considerou Leone Mendes da Silva culpado das acusações de tentativa de homicídio e incitação à violência em eventos esportivos. Só que ele irá recorrer da decisão em liberdade.

+ Gringo: Imprensa chilena diz que Furacão está de olho em Valdívia

A partida entre Atlético e Vasco aconteceu no dia 8 de dezembro de 2013, na Arena Joinville. O Furacão teve que atuar lá porque tinha perdido o mando por conta de brigas no Atletiba realizado na Vila Capanema – a Arena da Baixada estava em obras para a Copa do Mundo. Durante o jogo, torcedores resolveram se enfrentar, e com o pequeno contingente de policiais, a briga se generalizou, alguns foram espancados e tiveram que ser retirados de helicóptero para serem atendidos em hospitais da região. O jogo foi retomado e o Furacão venceu por 5×1.

+ Leia também: Torcedores do Caracas atravessaram a fronteira pra apoiar o Furacão

Vários torcedores foram levados a processo pelo Ministério Público de Santa Catarina por conta da pancadaria. Neste caso em específico, estavam três vascaínos, que tiveram seus julgamentos divididos por conta de acusações distintas. Leone foi o primeiro a ser levado ao tribunal, por agressão a um torcedor do Atlético. Ele acabou absolvido da acusação de dano qualificado ao patrimônio público, mas pegou oito anos de prisão por tentativa de homicídio e mais dois pela incitação à violência.

+ Vai e vem: Confira TODAS as notícias sobre o mercado da bola!

Mas o torcedor saiu do Tribunal de Justiça de Santa Catarina em liberdade. Vai recorrer, segundo o advogado de defesa, Pedro Wellington da Silva. Segundo ele, o Ministério Público apresentou provas que não eram de conhecimento dos defensores, e por isso também será pedida a anulação do julgamento.

+ APP da Tribuna: as notícias de Curitiba e região e do Trio de Ferro com muita agilidade e sem pesar na memória do seu celular. Baixe agora e experimente!