Enquanto confirmou apenas o atacante Bergson até o momento, o Atlético já preparou uma lista de dispensas para 2018. O volante Eduardo Henrique, o lateral-esquerdo Fabrício, o meia Lucho González e os atacantes Lucas Fernandes e Eduardo da Silva estão fora do clube para o ano que vem.

Entre os nomes, o de Lucho é o que mais chama a atenção, pelo fato de ter sido usado com frequência no ano. Aos 36 anos, o argentino jogou 47 das 70 partidas do Furacão, sendo 46 como titular, mas quase sempre precisando ser substituído. Desde que chegou ao Rubro-Negro, na metade de 2016, não conseguiu manter o mesmo rendimento de antes, apesar de ter sido decisivo em jogos importantes, como nas vitórias sobre Deportivo Capiatá, do Paraguai, e San Lorenzo, da Argentina, pela Libertadores. Vai embora com 59 jogos no total e seis gols marcados.

Já Fabrício estava emprestado pelo Cruzeiro e apesar de ter sido titular desde que chegou, em agosto, caiu de produção na reta final do Campeonato Brasileiro e com a chegada de Thiago Carleto, que ainda não foi oficializado, perderia espaço. No total, foram 21 partidas e um gol.

Fabrício foi irregular, mesmo sendo titular no segundo turno. Foto: Marcelo Andrade
Fabrício foi irregular, mesmo sendo titular no segundo turno. Foto: Marcelo Andrade

Outros que estavam emprestado são Eduardo Henrique, que disputou 17 jogos, com dois gols marcados, e voltará ao Internacional, e Lucas Fernandes, que depois de 14 jogos e nenhum gol, retorna ao Fluminense, mas tem proposta do Goiás. Os dois chegaram a ser utilizados, mas nunca se firmaram no time.

Por fim, Eduardo da Silva chegou para disputar a posição com Grafite no ataque, mas acabou terminando 2017 como quinta opção para a posição, convivendo com algumas lesões e praticamente não foi utilizado pelo técnico Fabiano Soares. A última vez que entrou e campo foi no dia 27 de julho, além de não ser mais relacionado desde 27 de agosto, quando ficou no banco na derrota por 2×0 para o Flamengo.

Renovação

Por outro lado, o zagueiro Paulo André, que chegou a cogitar uma aposentadoria dos gramados para assumir uma função fora de campo, irá renovar o contrato para continuar jogando por mais uma temporada.