Após a separação de torcidas que aconteceu no jogo entre Atlético e Corinthians, na quarta-feira (21), na Arena da Baixada, a principal organizada paulista, a Gaviões da Fiel, divulgou um texto com críticas à decisão da diretoria rubro-negra de criar a “torcida única” e defendendo a postura contrária adotada pela organizada Os Fanáticos, que vive uma crise de relacionamento com os cartolas.

+ Preservando: Furacão vai com os reservas contra o Ceará

“Em maio deste ano, a atual diretoria do clube e o ministério público paranaense anunciaram que todos os jogos do Atlético-PR em Curitiba seriam no modelo de torcida única. Os torcedores dos outros times que quisessem assistir aos jogos, teriam que ir ao estádio sem nenhuma roupa do seu clube e sem ter um lugar reservado no estádio”, diz o texto.

+ Inevitável: Atlético se divide entre Brasileirão e Sul-Americana

Para ‘burlar’ a decisão, Gaviões e Fanáticos se reuniram na segunda-feira (19), organizando o posicionamento das torcidas na Arena – para “demonstrar, mais uma vez, que as arquibancadas ainda pertencem aos torcedores que respiram futebol e que elas resistem à extinção do povo organizado”, como informa a nota.

+ Histórico: Furacão iguala recorde de vitórias em casa na era dos pontos corridos

Em nota publicada dois dias antes do confronto, a Fanáticos também sugeriu que os fãs do Corinthians comprassem ingressos para o setor Coronel Dulcídio Superior. O local representa a antiga área dos visitantes na Arena. Em maio, o Atlético anunciou apoiar um projeto piloto do Ministério Público do Paraná (MP-PR) que aboliu o “espaço exclusivo para acomodação de torcidas distintas”.

+ Crise: Clube tenta adiar leilão da Arena da Baixada

Desde então, diretoria e torcida trocam farpas por causa do assunto. O clube quer que a organizada fique no setor Coronel Dulcídio Superior, opção rechaçada pelos torcedores, que tradicionalmente ocupam o setor Buenos Aires Inferior. A alegação do clube é que a presença da Fanáticos no local atrapalha acordos comerciais no Boulevard.

+ De olho: Confira a tabela e a classificação do Campeonato Brasileiro

“Esperamos que Os Fanáticos sigam fortes contra todo tipo de opressão e saibam que podem contar com os Gaviões da Fiel nesta guerra contra o sistema”, termina a nota da Gaviões.

+ APP da Tribuna: as notícias de Curitiba e região e do Trio de Ferro com muita agilidade e sem pesar na memória do seu celular. Baixe agora e experimente!