Os 16 principais atletas brasileiros nas provas de lançamento, todos com potencial para chegar ao Pan/2007 em condições de alcançar o pódio, participarão de um camping de treinamento em Cuba, principal centro mundial da especialidade. Os atletas, acompanhados por quatro treinadores, ficarão em Havana entre o próximo dia 13 de janeiro e 20 de fevereiro. Em Cuba, eles participarão de treinamentos conjuntos com alguns dos principais atletas do mundo.

A delegação brasileira terá atletas como Elisângela Adriano (medalhista em Santo Domingo/2003) e Júlio César de Oliveira (medalhista no lançamento do dardo nos Mundiais de Juvenis, em Grosseto/2004 e de Menores, em Sherbrooke/2003).

"Os atletas que vão ao camping, graças ao patrocínio da Caixa Econômica Federal, estão nos primeiros lugares do Ranking Nacional, e têm boas chances de se qualificarem para o Pan do Rio", explicou o presidente da CBAt, Roberto Gesta de Melo. "A realização de campings internacionais com nossos principais representantes busca o aperfeiçoamento dos treinadores e crescimento técnico dos atletas", disse Gesta.

A delegação será comandada por João Paulo Alves da Cunha. "Vamos treinar no Centro Técnico da Havana, com alguns dos principais especialistas da atualidade", afirmou o treinador. "Outra decisão importante foi a de levar os treinadores dos atletas", afirmou. "Apenas o Dick (Roberto Dick), que tem atletas na delegação, não pôde ir, por motivos pessoais", disse.