Um sorteio realizado nesta sexta-feira em Kuala Lumpur, na Malásia, colocou as seleções de Austrália e Japão no mesmo grupo na fase final das Eliminatórias Asiáticas para a Copa do Mundo de 2014, que será realizada no Brasil. Australianos e japoneses foram sorteados para o Grupo B em evento realizado na sede da Confederação Asiática de Futebol.

A seleção iraquiana, dirigida por Zico, a Jordânia e Omã serão os outros adversários de Austrália e Japão na chave. Já o Grupo A foi definido com Coreia do Sul, semifinalista da Copa do Mundo de 2002, Irã, Líbano, Usbequistão e Catar, que sediará o Mundial de 2022.

As duas melhores equipes de cada grupo se classificam para a Copa do Mundo, enquanto os dois terceiros colocados se enfrentam em uma repescagem. O vencedor deste duelo disputará uma vaga no Mundial do Brasil contra o quinto colocado das Eliminatórias Sul-Americanas. Os grupos asiáticos serão disputados em sistema de todos contra todos, com jogos de ida e volta, entre os dias 3 de junho de 2012 e 18 de junho de 2013.

O Grupo A começará com as partidas Usbequistão x Irã e Líbano x Catar, com a Coreia do Sul folgando na rodada inicial. A sua estreia será em 8 de junho contra o Catar. Jordânia x Iraque e Japão x Omã são os primeiros jogos do Grupo B. A Austrália estreia apenas na segunda rodada, contra Omã, única seleção a derrotá-la na fase anterior do torneio classificatório.

Zico admitiu que o Japão, que disputou as últimas quatro Copas do Mundo, e a Austrália, que tenta disputar o terceiro Mundial consecutivo, são favoritos no Grupo A. “Os próximos jogos serão difíceis, pois há muitas equipes fortes”, disse. “Nós vamos trabalhar duro. Eu vou usar toda a minha experiência e habilidade para ajudar a equipe a se classificar para a Copa do Mundo no Brasil”.