A bielo-russa Victoria Azarenka abriu com vitória a sua participação na temporada 2013 do circuito mundial do tênis. Nesta quarta-feira, a número 1 do mundo avançou na sua partida de estreia no Torneio de Brisbane, na Austrália, ao derrotar a alemã Sabine Lisicki, 37ª colocada no ranking da WTA, por 2 sets a 0, com um duplo 6/3.

A partida desta quarta-feira foi marcada pelo excesso de quebras de serviço – foram nove em 18 games disputados. Com o triunfo, Azarenka se classificou às quartas de final em Brisbane e a sua próxima adversária será a casaque Ksenia Pervak, que veio do qualifying e eliminou a dinamarquesa Caroline Wozniacki na primeira rodada.

Azarenka foi campeã do Torneio de Brisbane em 2009, quando não perdeu sequer um set. Em 2013, ela tentará repetir o excelente início de temporada que teve no ano passado, quando venceu 26 partidas consecutivas e faturou o título do Aberto da Austrália.

Também nesta quarta-feira, a alemã Angelique Kerber chegou a estar perdendo o tie-break do terceiro ser por 5/2, mas conseguiu avançar às quartas de final ao vencer a porto-riquenha Monica Puig, que veio do qualifying, por 2 sets a 1, com parciais de 3/6, 6/4 e 7/6 (9/7). Sua próxima oponente será a russa Anastasia Pavlyuchenkova, algoz da checa Petra Kvitova.

A norte-americana Sloane Stephens superou a sueca Sofia Arvidsson (6/3 e 6/4) e será a adversária da compatriota Serena Williams nas quartas de final do Torneio de Brisbane. Já a ucraniana Lesia Tsurenko passou pela australiana Jarmila Gajdosova (1/6, 6/1 e 6/4) e vai disputar uma vaga nas semifinais com a eslovaca Daniela Hantuchova.