Quatro das principais candidatas ao título do Torneio de Madri, a russa Maria Sharapova, a bielo-russa Victoria Azarenka, a polonesa Agnieszka Radwanska e a dinamarquesa Caroline Wozniacki estrearam com vitória no saibro espanhol neste domingo. Número 1 do mundo, a bielo-russa derrotou a russa Svetlana Kuznestsova, 26ª colocada no ranking da WTA, por 2 sets a 0, com parciais de 7/6 (7/5) e 6/4, em 1 hora e 44 minutos.

No primeiro set, cada tenista obteve uma quebra de serviço, o que levou o duelo para o tie-break, vencido por Azarenka. Na segunda parcial, a bielo-russa chegou a ter o seu saque quebrado uma vez, mas converteu dois break-points e venceu por 6/4.

Número 2 do mundo, Sharapova avançou com mais facilidade na estreia em Madri. A russa derrotou a romena Irina-Camelia Begu, 56ª colocada no ranking da WTA, por 2 sets a 0, com parciais de 6/0 e 6/3, em 1 hora e 1 minuto. No duelo, a russa conseguiu três quebras de serviço na primeira parcial e uma na segunda para triunfar.

Na segunda rodada do Torneio de Madri, Sharapova vai encarar a checa Klara Zakopalova. O duelo será um tira-teima, já que cada tenista possui uma vitória. A russa venceu no ano passado em Wimbledon e a checa triunfou no Aberto da Austrália de 2003.

Wozniacki, atual número 6 do mundo, enfrentou muitas dificuldades para avançar. A tenista dinamarquesa bateu a casaque Ksenia Pervak, 38ª colocada no ranking da WTA, por 2 sets a 1, com parciais de 7/6 (9/7) 3/6 e 6/4, em 3 horas e 4 minutos. Sua próxima oponente será a alemã Mona Barthel.

Quarta colocada no ranking da WTA, Radwanska superou a espanhola Lara Arruabarrena-Veci, número 127 do mundo e convidada da organização do Torneio de Madri, por 2 sets a 0, com parciais de 6/3 e 6/1, em apenas 59 minutos.

Ex-número 1 do mundo, a sérvia Ana Ivanovic avançou para a segunda rodada na Espanha ao vencer a francesa Mathilde Johansson por 2 sets a 0, com parciais de 6/4 e 6/1. Na segunda rodada, a 15ª colocada no ranking da WTA vai encarar a russa Nadia Petrova, que derrotou neste domingo a norte-americana Vânia King (4/6, 6/3 e 6/1).

Também neste domingo, as russas Maria Kirilenko e Anastasia Pavlyuchenkova, as espanholas Lourdes Dominguez Lino e Anabel Medina Garrigues, a belga Yanina Wickmayer, a israelense Shahar Peer, a alemã Angelique Kerber, a italiana Roberta Vinci e a norte-americana Varvara Lepchnko venceram e se classificaram para a segunda rodada do Torneio de Madri.