Em jogo encerrado na madrugada desta sexta-feira, a bielo-russa Victoria Azarenka venceu a russa Vera Zvonareva por 2 sets a 0, com parciais de 6/0 e 6/3, e garantiu vaga na final do Torneio de Miami. Com o convincente triunfo sobre a terceira cabeça de chave da competição, a tenista jogará pelo título contra a russa Maria Sharapova, que na quinta bateu a alemã Andrea Petkovic por 2 sets a 1.

Oitava cabeça de chave do torneio norte-americano, Zvonareva chegará cheia de moral na decisão, pois anteriormente, nas quartas de final, desbancou o favoritismo da belga Kim Clijsters, segunda principal jogadora da competição, com uma vitória por duplo 6/3.

Esta será a segunda vez que Azarenka disputa a final em Miami. Há dois anos, ela foi campeã do torneio ao superar a norte-americana Serena Williams, ex-líder do ranking mundial, no confronto que valeu o título.

Diante de Sharapova, outra ex-líder do ranking, a bielo-russa buscará a sua terceira vitória em cinco confrontos com a adversária. Azarenka levou a melhor sobre a atual 13.ª colocada da WTA nos torneios de Moscou, em 2007, e Stanford, em 2010, enquanto a sua rival acumulou triunfos em Los Angeles e Pequim, ambos obtidos em 2009.

Figurando hoje na oitava posição do ranking mundial, Azarenka buscará o sexto título de nível WTA de sua carreira, enquanto Sharapova lutará para alcançar o 23.º.