Atual campeão da Liga dos Campeões da Europa, o Barcelona soube nesta sexta-feira, após sorteio realizado em Nyon, na Suíça, que irá enfrentar o Arsenal nas quartas de final da principal competição interclubes do futebol europeu.

O sorteio também definiu que o time espanhol terá a vantagem de decidir a vaga na Espanha no duelo de volta contra o rival inglês, que, por sua vez, poderá se vingar do adversário que o derrotou na final da Liga dos Campeões de 2006.

Quem seguir vivo no confronto entre os dois times irá encarar o vencedor do duelo entre Inter de Milão e CSKA Moscou. A equipe italiana irá disputar a partida de ida em casa e depois decidirá a vaga na Rússia no confronto de volta.

O sorteio desta sexta-feira também assegurou a presença de um time francês nas semifinais, pois colocou em rota de colisão o Lyon e o Bordeaux, atual campeão nacional na França, que ainda terá a vantagem de disputar em seus domínios a segunda partida do mata-mata.

O outro grande confronto das quartas de final irá reunir o Manchester United e o Bayern de Munique, que foram finalistas em 1999, quando o time inglês venceu com uma virada histórica no fim do jogo.

O primeiro duelo entre os tradicionais times nesta edição da Liga dos Campeões será disputado na Alemanha e a equipe inglesa, como nas oitavas de final contra o Milan, novamente poderá definir seu destino em casa.

O vencedor do clássico entre alemães e ingleses irá enfrentar o ganhador do duelo entre Lyon e Bordeaux nas quartas de final da competição.

O rumo das chaves definido nesta sexta-feira também manteve a chance da final do ano passado, entre Barcelona e Manchester United, ser reeditada em 2010, já que agora eles só poderão se enfrentar em uma eventual decisão.

Os duelos de ida das quartas de final serão disputados nos dias 30 e 31 de março, enquanto as partidas de volta estão agendadas para os dias 6 e 7 de abril. As datas certas de cada confronto ainda não foram divulgadas pela Uefa, entidade que controla o futebol europeu. A final da competição está marcada para o dia 22 de maio, em Madri.

Confira os duelos e as datas das quartas de final da Liga dos Campeões:

30/03 e 31/03 (jogos de ida)

Manchester United x Bayern de Munique

Arsenal x Barcelona

Inter de Milão x CSKA

Lyon x Bordeaux

06/04 e 07/04 (jogos de volta)

Bayern de Munique x Manchester United

Barcelona x Arsenal

CSKA x Inter de Milão

Bordeaux x Lyon