Uma noite de gala para o basquete paranaense. Assim promete ser o sábado, a partir das 20h30, no ginásio Ney Braga, em São José dos Pinhais, onde Keltek Basketball e Associação Maringá Basquete/Santa Rita Saúde/Usaçúcar se enfrentam na superdecisão do Campeonato Paranaense de Basquete, categoria adulto masculino.

As duas equipes sobraram em seus grupos. O caminho do Keltek na fase de classificação, jogando no grupo A, foi relativamente simples. Foram quatro vitórias, duas vezes sobre Ponta Lagoa/China Master e outras duas em cima do Campo Mourão/Unimed. No primeiro circuito, jogado em Campo Mourão, o Keltek aplicou duas centenárias: 115 a 80 sobre o time da casa; e 121 a 79 sobre o Ponta Lagoa. No segundo circuito, jogando no Ney Braga, foi outro ?passeio?, e outras centenárias. Conquistou a vaga sobre o Ponta Lagoa na maior diferença do campeonato, com 128 a 71; e encerrou cumprindo tabela, mandando 110 a 76 sobre o Campo Mourão.

Na chave B, realizada no Norte e Noroeste do Estado, o Maringá também encerrou de forma invicta sua participação na fase classificatória. No primeiro giro, disputado em casa (ginásio do Colégio Regina Mundi), os maringaenses superaram a ULB por 97 a 69, superando depois o Londrina Tim por 104 a 56. No segundo turno, mais dois jogos fáceis: 106 a 88 sobre o ULB; e 98 a 41 diante do Londrina Tim.

Apesar de estar programada para o dia 29, a decisão foi antecipada para hoje por conta dos compromissos dos finalistas com a Nossa Liga de Basquete (NLB), campeonato que se inicia na próxima terça, do qual ambos os clubes serão os representantes no Estado.

Elencos

O Maringá, comandado pelo treinador Saulo Júnior, que viajou na tarde de ontem para Curitiba, contará com Tiago, Juninho, Jamison, Bruno, Robinho, Flávio, Rafael Legnani, Bruninho, Sérgio Prati, João, Rafa, Cris, Ricardo e Joãozinho.

Já o Keltek, do técnico Emerson Souza, terá Pilar, Kell, Octávio, Tiago Brasília, Jeferson, Saulo, Manny, Camargos, Adair e Márcio Santos.

AMB na defesa, Keltek na ?raça?

Quem não ficou muito satisfeito com a antecipação foi o Maringá. ?Estávamos preparados e programados para jogar dia 29. Esta semana aconteceu um evento na cidade, e tivemos dificuldade para encontrar ginásio para treinar. Mas mesmo assim estamos indo para São José para tentar trazer o título para Maringá?, pondera Ricardo von Ghlen, presidente da Associação Maringá Basquete.

Apesar da situação, a equipe vem completa para a decisão e promete ser um adversário forte diante do Keltek. ?Não vamos nos intimidar diante da torcida de São José, pois acreditamos que podemos surpreender?, estimou Ghlen, que aposta na forte defesa de sua equipe para chegar ao título.

?Temos um time compacto e jovem, mas que trabalha muito bem o sistema defensivo. Essa pode ser a arma com a qual podemos vencer este confronto?, finaliza Ricardo.

Do outro lado, o técnico Emerson de Souza revela que o time está pronto para a decisão. ?Tudo que poderíamos fazer em termos físicos e técnicos já está pronto. Tanto que esta semana estamos trabalhando o lado psicológico da ?molecada??, explicou Souza, lembrando que a média de idade de sua equipe é baixa: 23 anos. ?Se tirarmos o Jeferson, por exemplo, esta média cai ainda mais?, pondera o treinador, que promete um time pronto para lutar pelo bicampeonato.

?Somos uma equipe jovem não só na média de idade, mas também na existência. Estamos no segundo ano de vida e apesar da juventude já se mostrou vencedora?, pondera Emerson, para quem a maior dificuldade será a ausência de informações sobre os adversários.

?Não pude assistir aos jogos do Maringá. Mas o importante é saber se superar num momento como esse. Óbvio que seria melhor já conhecer o adversário, mas a decisão é um momento de mostrar raça e disposição e isso meu time vai mostrar na quadra amanhã (hoje)?, finalizou Souza.

O campeonato tem organização da Federação Paranaense de Basketball, entidade patrocinada pelo Frigorífio Argus e Sprite. (MR)