A cidade de Foz do Iguaçu recebe, no período de 15 a 19 deste mês, dezenas de professores de educação física e interessados no basquete, que irão participar do 26.º Congresso Internacional de Educação Física.

Dentre as inúmeras atividades do evento o congresso trará como um dos atrativos o curso de basquete que será ministrado pelos professores: José Alves Neto e Diego Jeleilate, técnico e preparador físico das seleções brasileiras adultas e de base.

Com o apoio da Confederação Brasileira e Federação Paranaense de Basketball, Unimed Curitiba e Eletrobrás. Nessa área, os principais objetivos passam pela preparação física no basquete.

Proporcionar ferramentas para organizar e adaptar o treinamento em equipes de basquete. Abordar conceitos e tendências físico/técnico/táticas da modalidade. Apresentação de sistemas táticos mais utilizados. Experiências e vivencias profissionais.

Agenda

1) Análise do cenário do basquetebol mundial e suas aplicações na aprendizagem; 2) Fundamentos individuais do basquetebol e sua aplicação no jogo coletivo; 3) Conceitos defesa coletiva e aplicação estratégico-tática (antecipação, flutuação, ajuda, troca de marcação); 4) Conceitos ofensivos e aplicação estratégico-tática (rotação ofensiva); 5) Defesa de bloqueios (diretos e indiretos); 6) Rotação defensiva (a partir do corte, dobra e bloqueios na bola); 7) Preparação Física no Basquete e o desenvolvimento das capacidades físicas através da busca da especificidade.

Eventos

Encontro Internacional de Estudantes de Educação Física. VIII Congresso Científico Latino-Americano e Brasileiro da FIEP, “Prof. Dr. Manoel José Gomes Tubino”. VI Seminário de Ética. IV Fórum de Educação Física Escolar. II Seminário de História da Educação Física. II Seminário sobre Valores do Esporte e Educação Olímpica.