Valquir Aureliano
Mesmo ganhando o turno da Copa Paraná, Peter Silva, presidente do Londrina, atacou o Adap Galo, de Maringá. Troco veio na mesma moeda.

Os clubes das duas cidades com maior rivalidade no interior do Paraná declararam guerra. O estopim foi a última rodada do 1.º turno da Copa Paraná, que gerou troca de acusações e um bate-boca público entre as diretorias de Londrina e Adap Galo Maringá.

Mesmo saboreando a conquista emocionante do 1.º turno da competição, o presidente do Tubarão, Peter Silva, partiu ao ataque contra o rival maringaense. Ele acusou o Adap Galo, que já estava eliminado, de ter facilitado na derrota por 4 a 2 para a Portuguesa, no Willie Davids. O último gol da Lusinha, marcado aos 45 do 2.º tempo, tirava momentaneamente a taça do Londrina. Mas logo em seguida o Tubarão marcaria o quarto gol na vitória sobre o Cianorte, decisivo para a conquista do turno.

Em nota distribuída à imprensa de Londrina e à Federação Paranaense de Futebol, Peter Silva faz acusações sérias. ?Fatos como esse, resultados arranjados, jogos de compadres, não podem e não devem ocorrer no futebol?, disse.

No contragolpe, o Adap Galo também soltou nota oficial, rebatendo o que chama de ?calúnia? de Peter Silva. O clube lembra que o jogo foi aberto a público e imprensa e ainda deixa no ar a insinuação de acerto entre Cianorte e Londrina, com uma ponta de ironia. ?O Adap Galo Maringá também entende como estranho o resultado da partida disputada em Cianorte (Cianorte 1 x 4 Londrina). Mas nem por isso, levantamos ou vamos lançar leviandades porque o futebol é uma modalidade esportiva que nem sempre o favorito vence?.

Já o diretor da Lusinha, Amarildo Martins, rebateu afirmando que seus adversários correram mais do que o esperado para equipes que já estavam desclassificadas. Com a conquista, o Londrina garantiu vaga na final da Copa Paraná, que dá ao campeão vagas na Série C do ano que vem e na Copa do Brasil de 2009.

Tubarão busca reforços

Arquivo
Gilberto Pereira, técnico do Londrina.

A diretoria do Londrina deverá reforçar o time para a   disputa do 2.º turno da Copa Paraná. A equipe já está garantida na decisão do torneio, pois venceu o primeiro turno. Se ganhar a próxima fase, o Tubarão ficaria com o título, dispensando uma final. O goleiro Oliveira e o lateral-direito Rodrigo, ambos do Roma, podem aparecer no Tubarão.

O time ficará sem seu artilheiro. Zé Ilton fará hoje uma artroscopia no joelho esquerdo e pára por pelo menos 25 dias. Já o zagueiro Bruno foi emprestado ao Grêmio-RS.

Rixa local

Na Portuguesa o clima é de resignação. O presidente Amarildo Vieira Martins disse ter ficado feliz mesmo com o título do 1.º turno caindo nas mãos do rival Londrina. Ao ser questionado sobre uma possível desmotivação do elenco para o 2.º turno, ele negou. ??Desmotivar? Não, por quê? Nosso time joga com alegria dentro e fora de casa. Vejo os outros times indo com dois ou três dirigentes para o vestiário, prometendo bicho daqui, prêmio dali. Aqui não tem isso??, disse, sempre provocador, o cartola lusitano.

Sobre planejamento, Martins novamente ironizou o Londrina. ?Quem tem que planejar é o nosso arqui-rival. Todo dia ouço falar que eles estão planejando isso, planejando aquilo. Nós estamos num momento especial. Meu time joga bem os dois tempos??, alfinetou o dirigente.

Os laterais Ciel e Leandro Barbosa e o atacante Marcelo estão com os dias contados no clube. Martins, porém, disse que apenas um sairá. Dessa forma, Marcelo, artilheiro da Copa Paraná com dez gols, é o mais cotado.

Galo contrata zagueirão

Redação Tribuna e assessoria

A diretoria do Adap Galo Maringá anunciou ontem a contratação do zagueiro Frede Milani, 24 anos, que estava no América, de São José do Rio Preto (SP). O jogador, natural de Tietê (SP), ainda defendeu Gama-DF (1995) e Palmeiras-SP (98 a 2007). Frede tem 1,87 de altura e pesa 79 kg.

O jogador já participou dos treinamentos físicos, ontem, com os demais jogadores. Hoje, a comissão técnica programou treino com bola, às 15h30, no campo da Vila Brasil, em Marialva. A atividade serve como preparação para o confronto de domingo, contra o Toledo, pela 1.ª rodada do returno da Copa Paraná. O jogo será disputado às 16h, em Maringá.