O Bayern de Munique confirmou seu 22.º título do Campeonato Alemão com tranquilidade, neste sábado. Jogando fora de casa, o time de Louis Van Gaal venceu o rebaixado Hertha Berlin por 3 a 1, com dois gols de Robben. Único time que poderia tirar o troféu do Bayern, o Schalke ficou no 0 a 0 com o Mainz, fora de casa.

Com o resultado deste sábado, o Bayern chegou a sua 20.ª vitória na competição, agora com 70 pontos, cinco a mais que o vice-campeão Schalke. O título é o primeiro dos três que o Bayern disputa na temporada. O time poderá completar a tríplice coroa se vencer a Copa da Alemanha – faz a final com o Werder Bremen – e a Liga dos Campeões, diante da Inter de Milão.

O Bayern entrou em campo neste sábado com o título praticamente assegurado. Só ficaria sem a taça se perdesse para o Hertha e o Schalke conseguisse uma vitória pelo improvável placar de 17 a 0. Sem pressão, os visitantes abriram o placar aos 20 minutos, com gol de Olic.

O Hertha ameaçou estragar a última vitória do Bayern aos 15 minutos do segundo tempo, ao empatar o jogo com Ramos. Mas o artilheiro Robben garantiu a festa ao marcar duas vezes, aos 29 e aos 42 minutos.

Além do título, o Bayern garantiu presença na próxima Liga dos Campeões, assim como o Schalke. O Werder, que ficou em terceiro lugar, com 61 pontos, após empatar com o Hamburgo por 1 a 1, se classificou para disputar a fase eliminatória da competição.

O Bayer Leverkusen, que liderou a maior parte da competição, terminou em quarto, e assegurou vaga na Liga Europa. O Bayer encerrou sua participação no campeonato com um empate o Monchengladbach, por 1 a 1, fora de casa. A última vaga em uma competição europeia ficou com o Borussia Dortmund, que perdeu do Freiburg por 3 a 1, longe de sua torcida.

A última rodada do Alemão também definiu as três equipes rebaixadas para a Segunda Divisão. Além do Hertha, caíram o Nuremberg, que venceu o Colonia por 1 a 0, em sua despedida, em casa. Bochum e Hannover fizeram o jogo dos desesperados, com vantagem para o segundo. Mesmo jogando fora de casa, o Hannover venceu por 3 a 0 e garantiu a permanência na Primeira Divisão.

Completando a última rodada, o Stuttgart empatou com o Hoffenheim, por 1 a 1, com gol do brasileiro Cacau, enquanto o Wolfsburg, campeão da temporada passada, superou o Eintracht Frankfurt por 3 a 1.