A suíça Belinda Bencic conseguiu neste sábado uma vitória surpreendente para se garantir na decisão do Torneio de Toronto, no Canadá. Naquele que foi o principal triunfo da sua carreira, a número 20 do mundo derrotou a norte-americana Serena Williams, líder do ranking da WTA, por 2 sets a 1, com parciais de 3/6, 7/5 e 6/4, em 2 horas e 28 minutos.

Bencic, que já havia surpreendido no torneio canadense ao eliminar a dinamarquesa Caroline Wozniacki e a sérvia Ana Ivanovic, disparou um ace e cometeu sete duplas faltas neste sábado, mas viu Serena errar ainda mais, com 12 duplas faltas, ainda que tenha feito 16 aces.

Agora Bencic vai disputar a quarta final da sua carreira, sendo a primeira de um torneio de nível Premier. Será o segundo duelo da suíça com a romena Simona Halep, que a derrotou na edição de 2014 de Wimbledon.

Neste sábado, Serena começou bem melhor a partida, abrindo 5/1 no primeiro set. A número 1 ainda perdeu o seu saque uma vez, quando sacava para fechar a parcial no sétimo game, mas não vacilou no nono, vencendo por 6/3.

Bencic equilibrou o duelo no segundo set e se aproveitou dos muitos erros de Serena para conseguir uma quebra de saque no oitavo game, que acabou sendo devolvida na sequência. Serena, porém, voltou a vacilar no 12º game, permitindo a vitória da suíça por 7/5.

No terceiro set, Bencic abriu 4/0 com duas quebras de serviço. Serena devolveu uma delas no quinto game, mas voltou a ceder o seu saque no sexto. Aí, a suíça perdeu dois games de serviço quando tinha chances de fechar o jogo. No décimo game, porém, quando a número 1 do mundo poderia empatar a parcial em 5/5, Bencic conquistou nova quebrar para garantir a vitória e a sua presença na decisão do torneio canadense.