O checo Tomas Berdych, que foi derrotado pelo brasileiro Thomaz Bellucci nas quartas de final do Masters 1000 de Madri, triunfou na sua estreia no Masters 1000 de Roma, na Itália. Nesta terça-feira, o número 7 do mundo venceu o argentino Juan Monaco, 37º colocado no ranking da ATP, por 2 sets a 0, com um duplo 6/2, em 1 hora e 29 minutos.

A vitória confirmou o excelente retrospecto de Berdych no confronto com Monaco. Agora, o checo acumula quatro vitórias em quatro duelos com o tenista argentino. Nas oitavas de final no saibro de Roma, o vice-campeão de Wimbledon vai duelar com o vencedor do duelo entre o finlandês Jarkko Nieminen e o ucraniano Sergyi Stakhovsky.

O francês Richard Gasquet, 16º colocado no ranking da ATP, garantiu presença nas oitavas de final ao vencer o russo Igor Andreev, número 106 do mundo, com parciais de 6/1 e 6/2, em apenas 1 hora e 1 minuto. Seu próximo adversário sairá do confronto entre o suíço Roger Federer e o francês Jo-Wilfried Tsonga.

Número 10 do mundo, Nicolas Almagro venceu o italiano Simone Bolelli, 107º colocado no ranking da ATP, por 2 sets a 0, com parciais de 6/0 e 7/5, em 1 hora e 15 minutos. Seu adversário na segunda rodada será o norte-americano Sam Querrey, que avançou com o abandono do sul-africano Kevin Anderson no segundo set, quando liderava por 1/0, depois de triunfar no primeiro por 7/6 (7/1).

Ainda pela primeira rodada, o espanhol Feliciano Lopez avançou ao bater o francês Michael Llodra (7/6 e 6/1), o croata Ivan Ljubicic superou o italiano Flavio Cipolla (6/2 e 6/3), o também croata Marin Cilic se classificou com o abandono do compatriota Ivo Karlovic (6/4 e 1/0) e o argentino Juan Ignacio Chela venceu o norte-americano John Isner (6/4 e 6/1).