Em reunião realizada na tarde desta terça-feira (22) em Belo Horizonte, Atlético e Coritiba anunciaram que estão fora da Primeira Liga em 2017. A dupla não aceitou a divisão das cotas de televisão proposta por Flamengo e Fluminense e, desta forma, optou por deixar o torneio.

“Nós resolvemos sair porque quando o Coritiba tratou do retorno da Sul-Minas primeiramente era para ser um torneio democrático e para formar um bloco de clubes com o objetivo de fazer frente nas discussões com a CBF, Rede Globo. Com isso, nós demos o início à Primeira Liga. Com o início da Primeira Liga, Flamengo e Fluminense entraram como convidados e agora a divisão de parcelas está sendo diferente e o Coritiba está chateado com o tratamento que eles têm feito a respeito com a união dos clubes”, explicou o presidente do Coxa, Rogério Bacellar, em entrevista à Rádio Banda B.

Em um primeiro momento, o Furacão estava disposto a deixar o campeonato caso o rateio dos direitos de transmissão não voltasse a ser como o planejado, nos moldes do Campeonato Inglês de 50% igual para todos os times, 25% por audiência e 25% em premiação. No entanto, a forma como a reunião foi conduzida irritou os dois clubes paranaenses.

Na nova proposta, a divisão ficou em 46% entre todos os clubes, 31,5% por audiência e 22,5% em premiação. Neste caso, os 16 times participantes foram divididos em quatro grupos, com o Flamengo sozinho no primeiro grupo, seguido por Fluminense, Grêmio, Internacional, Atlético-MG e Cruzeiro. O Alviverde e o Rubro-Negro apareceram apenas no terceiro grupo, com as outras oito equipes, entre elas o Paraná Clube, que aceitou a divisão, na quarta parte, seguindo basicamente a divisão atual do Campeonato Brasileiro.

Desta forma, a Primeira Liga tem 14 clubes definidos para 2017, e deve escolher entre Atlético-GO, Brasil de Pelotas, Ceará, Londrina, Luverdense e Tupi, que estavam confirmados para 2018, os substitutos de Atlético e Coritiba.

Leia a nota oficial da Primeira Liga:

A Primeira Liga comunica que em Assembleia Geral, realizada nesta terça-feira (22) na grande Belo Horizonte, os clubes filiados Coritiba e Atlético Paranaense anunciaram o seu desligamento da entidade devido a discordâncias internas. Nestas condições, a partir do dia de hoje, os citados clubes deixam de fazer parte da Primeira Liga.

A Primeira Liga divulgará nos próximos dias as equipes que disputarão a competição em 2017 bem como as respectivas datas dos jogos.