O Boston Bruins faturou na noite de quarta-feira o título da NHL – o campeonato de hóquei no gelo dos Estados Unidos e do Canadá. Na partida decisiva, disputada fora de casa, a equipe norte-americana superou o Vancouver Canucks por 4 a 0, encerrando a série decisiva em 4 a 3.

Este foi o sexto título da NHL do Boston Bruins, que não o conquistava desde a temporada 1971/1972. A conquista sobre a melhor equipe da temporada regular veio apenas no último jogo de uma série em que o mando de quadra vinha prevalecendo, já que cada time havia vencido os três jogos que tinha disputado como mandante.

Na noite de quarta-feira, porém, foi diferente e o Boston Bruins conquistou o título com a vitória por 4 a 0. Brad Marchand e Patrice Bergeron fizeram dois gols cada para a equipe norte-americana. Tim Thomas, goleiro do Boston, foi eleito o Jogador Mais Valioso (MVP) das finais da NHL.

Revoltados com a chance perdida pelo Vancouver Canucks de conquistar o seu primeiro título da NHL, torcedores da equipe promoveram o caos na cidade após o encerramento da decisão. Os vândalos queimaram e quebraram carros, inclusive viaturas policiais, além de terem atacado e saqueado lojas. A polícia teve dificuldade para controlar a confusão, que já havia ocorrido em 1994, quando a equipe perdeu a final da NHL para o New York Rangers, também no sétimo jogo.