O Botafogo vai tentar manter o bom momento diante do Atlético Mineiro, neste domingo, às 16 horas, no estádio Independência, em Belo Horizonte, pela 19.ª rodada do Campeonato Brasileiro. O time alvinegro carioca está embalado depois de duas vitórias seguidas – contra Chapecoense e Santos -, além da classificação heroica para as quartas de final da Copa do Brasil, conquistada diante do Ceará na última quarta-feira. Com 22 pontos, inicia a rodada na 13.ª colocação.

A presença do atacante Emerson é dúvida. O atleta teve suspensão reduzida pelo Pleno do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD), na última sexta, e voltou a ter condições de jogo. No entanto, sentiu dores no pé durante um treinamento e vai passar por avaliação médica. O técnico Vagner Mancini lamentou a condição dele, mas segue com expectativa de contar com o atacante.

A novidade no time é a entrada do zagueiro Dankler, improvisado na lateral direita. Com Edílson suspenso, Vagner Mancini resolveu apostar no defensor. “É uma situação nova. Não tínhamos antes a oportunidade de testar nenhum jogador na posição. Mas o Dankler se saiu bem como lateral em jogos-treino e amistosos”, justificou.

O Botafogo ainda teve uma perda importante nesta semana. O meia Daniel sofreu uma contusão grave no joelho direito durante a partida contra o Ceará e vai desfalcar a equipe por seis meses. O jogador era peça fundamental no time de Vagner Mancini. A equipe também não conta com Jefferson, que serve à seleção brasileira.