O pugilista Washington Silva, da categoria meio pesado (-81kg), foi o último brasileiro a garantir a vaga para os Jogos Olímpicos de Atenas durante a disputa do pré-olímpico de boxe do Rio de Janeiro, que está sendo realizado no Pavilhão 4 do Riocentro. O atleta paulista obteve a classificação ontem, ao superar Shawn Cox, de Barbados, na semifinal, por 20 a 17. Seu adversário na final de hoje, a partir das 10h, será o Trevor Stewardson, do Canadá, que na outra semifinal derrotou o argentino Julio Dominguez, por 39 a 24. “Foi uma luta difícil e emocionante. Tudo tem sido difícil na minha vida, mas o importante é que no final estou sempre comemorando”, disse o lutador de Cruz das Almas, no interior baiano. “Vou fazer de tudo para ouvir o Hino Nacional amanhã”, afirmou o boxeador de 25 anos.

O Brasil já garantira nas lutas anteriores do dia outras duas vagas, com Edvaldo de Oliveira, na categoria pena (-57kg), e Glaucélio Abreu, na categoria médio (-75kg). Alessandro Mattos, na categoria meio médio ligeiro (-64kg), se classificara no pré-olímpico de Tijuana, no México, em março, e Myke Carvalho, da categoria leve (-60kg), que carimbou seu passaporte na sextafeira, são os outros classificados. Desta forma, o Brasil passa a contar com 199 vagas para Atenas, em todas as modalidades.

Hoje, Edvaldo volta ao ringue para a disputa do título contra o canadense Benoit Gaudet, enquanto Glaucélio enfrenta outro canadense, Jean Pascal. Já Mike Carvalho enfrenta o colombiano Jose Mosquera.