Os líderes do ranking brasileiro de corredores de rua correm amanhã em Curitiba para somar pontos, além de aproveitar a ausência dos tradicionais adversários quenianos (nenhum confirmou ainda inscrição na etapa), para recuperar a hegemonia do país, perdida em 2007.

A oitava etapa da competição terá largada às 8hs, em frente ao Centro Cívico e percursos de 5 km e 10 km. Desde a primeira edição, do Circuito Caixa na capital paranaense há cinco anos, a cidade abrigou duelos entre brasileiros e africanos.

Em 2005, o domínio foi brasileiro com Francisco Barbosa dos Santos (o Chiquinho), derrotando o queniano Charles Korir. Entre as mulheres, Selma Cândida dos Reis e Conceição Oliveira (1.ª e 2.ª respectivamente), superaram Josephine Kimayo também do Quênia.

Mas já em 2006, os quenianos passaram a vencer. Os últimos a conquistar a vitória em Curitiba, foram Joshua Kiprugut Kemei (campeão em 2008 e 2009) e Ednah Mukhwana (em 2009), que também ganhou nas etapas de Goiânia e Belo Horizonte este ano.

Edielza Guimarães e Conceição Oliveira também está aqui em Curitiba para defender o Brasil na oitava etapa do Circuito de Corridas da Caixa. Líder e vice-líder do ranking brasileiro de corredoras de rua, as duas enfrentarão a queniana Eunice Jepkirui Kirwa, bicampeã da Meia Maratona do Rio de Janeiro.

Feminino

Na elite feminina, a prova paranaense da competição é dominada pelas africanas desde 2007. O tira-teima será neste domingo, com largada às 8h, em frente ao Centro Cívico.

A elite corre o percurso de 10km, que também pode ser compartilhado por amadores. Aos amantes da corrida que preferem percursos mais curtos, os organizadores reservam a prova de 5km.

Além das duas vitórias na Meia Maratona do Rio de Janeiro, em 2009 e 2010, Eunice Jepkirui Kirwa também venceu, neste ano, os 10km da Tribuna de Santos e deve fazer uma disputa muito acirrada em Curitiba com as líderes do ranking brasileiro.

A elite feminina terá ainda outras atletas de peso na oitava etapa: Marizete Moreira (4.ª do ranking, com 197 pontos), Elizabeth Esteves (5.ª, com 155 pontos), Eliane Costa de Jesus (6.ª, com 108 pontos), Joelma de Jesus (7.ª, com 106 pontos), Maria Lúcia Santos do Nascimento (11.ª, com 84 pontos), Roseli Mateus (12.ª, com 81 pontos), Maria Silvânia Araújo (13.ª, com 75 pontos), Rosângela Figueiredo (14.ª, com 73 pontos), Maureni Siqueira Tatehira (15.ª, com 71 pontos) e Adeluci Moraes (16.ª, com 60 pontos).