O centro esportivo Miécimo da Silva reabriu suas portas nesta quarta-feira (25), para o torneio de karatê. No primeiro dia de competição, entraram no tatame os homens até 65Kg e acima de 80Kg e as mulheres acima de 60Kg. Os brasileiros dominaram ao chegar às finais nas três categorias, conquistando dois ouros e uma medalha de prata. A outra prova do dia foi vencida pelo venezuelano Luis Plumacher.

A brasileira Lucélia Ribeiro, na categoria acima de 60Kg, entrou para a historia do país ao conquistar o tricampeonato dos Jogos Pan-americanos, se tornando a maior campeã individual do esporte. Lucélia venceu a colombiana Ana Escandon por 2 a 1. A venezuelana Yoly Guillen e a cubana Yaneya Guttierrez ficaram com o bronze.

O Brasil também conquistou o ouro na categoria masculino acima de 80Kg com Juarez Santos. O atleta derrotou o venezuelano Mario Toro por 2-0. Antes, superou o dominicano Juan Valdez.o campeão da modalidade em Santo Domingo 2003. Andres Heredia, do Equador e Juan Valdez levaram o bronze para casa.

?A luta não foi tão difícil, porque treinei para isso, mas foi muito competitiva. O brasileiro aproveitou melhor as chances de golpe e me venceu com três ippons?, analisou Valdez.

No masculino até 65Kg, a medalha de ouro terminou com o venezuelano Luis Plumacher que venceu o brasileiro Carlos Lourenço por 2-1. O bronze ficou com os atletas de El Salvador, Aron Perez, e o argentino Lucio Martinez.

?Enfrentei na primeira luta um atleta que estava competindo em casa, com o apoio da torcida. Até gosto da torcida contra, me motiva a vencer, mas desta vez não deu. De qualquer forma estou feliz por ter conquistado este bronze na minha primeira participação em Jogos Pan-americanos?, afirmou o salvadorenho.