Ana Paula e Tatiana garantiram um lugar para o Brasil no pódio da etapa de abertura da temporada 2002 do circuito mundial feminino de vôlei de praia ontem, em Madri, na Espanha.

A dupla foi a vice-campeã da competição. Na final, Ana Paula e Tatiana, que até então estavam invictas, com seis vitórias, perderam para Walsh/May, dos Estados Unidos, por 2 sets a 0, com parciais de 23/21 e 21/14. Na decisão de terceiro lugar, as campeãs olímpicas em Sydney, Pottharst e Cook, da Austrália, ganharam das brasileiras Alexandra e Mônica Rodrigues também por 2 a 0 (21/10 e 21/17).

Walsh, destaque da final com defesas milagrosas, e May venceram nas semifinais Mônica e Alexandra, que também mereceu elogios em Madri, por 2 a 0 (21/5 e 21/17). Pela quarta colocação, a dupla brasileira ganhou 210 pontos e US$ 9,3 mil de prêmio. Shelda/Adriana Behar e Leila/Sandra não tiveram sorte nesta etapa espanhola, terminando, respectivamente, em 9.º e 17.º lugares.

A segunda etapa do circuito mundial feminino será disputada entre os dias 20 e 22 deste mês, em Gstaad, na Suíça. As quatro duplas brasileiras que lutarão pelo título já estão confirmadas: Adriana Behar/Shelda, Ana Paula/Tatiana, Leila/Sandra e Alexandra/Mônica Rodrigues. Esta última, ganhou o wild-card da Federação Internacional.

Na próxima quarta-feira, será a vez das duplas masculinas. Em Berlim, na Alemanha, será aberta a temporada da categoria com o início do qualifying.