O Brasil teve nesta sexta-feira, em Belo Horizonte, um bom início na Copa do Mundo por Equipes de judô, competição em que oito países se enfrentam em cinco pesos na categoria masculina. Com seis pontos, os brasileiros terminaram empatados na segunda colocação com Portugal, apenas um atrás do líder Japão – a vitória em cada confronto vale três pontos, o empate um.

Na primeira rodada, o Brasil venceu a França por 5 a 0. Depois, ganhou da Espanha por 4 a 0. E por fim, perdeu para os japoneses por 3 a 0. Os asiáticos, aliás, assumiram a liderança após também vencerem a França por 4 a 0 e empatarem por 1 a 1 com a Coreia do Sul.

“Podíamos ter acabado melhor o dia, mas a Copa do Mundo por Equipes é uma competição longa e temos tempo para nos recuperamos”, avaliou o medalhista olímpico e campeão mundial Tiago Camilo, que venceu um francês e empatou com um japonês. Contra os espanhóis, ele foi substituído por Nacif Elias.

As disputas da fase eliminatória continuam neste sábado, em Belo Horizonte. E entre 29 e 31 de julho, em Salvador, serão realizadas as semifinais e a final. O Mundial por Equipes é realizado anualmente desde 2008 – antes era a cada dois anos – e as melhores seleções de cada continente têm participação garantida.

Confira a classificação geral após o primeiro dia:

1º Japão – 7 pontos

2º Brasil – 6

2º Portugal – 6

4º Coreia do Sul – 4

5º Espanha – 3

5º Itália – 3

7º França – 0

7º Grã-Bretanha – 0