Rio de Janeiro – A seleção brasileira masculina de vôlei estará de volta às quadras pela primeira vez desde a conquista inédita do título mundial no ano passado, na Argentina. A equipe comandada pelo técnico Bernardinho faz, hoje, o primeiro jogo amistoso de uma série de três contra a Holanda. Esse é o primeiro passo de uma longa caminhada que termina na Copa do Mundo, no Japão, onde os três primeiros colocados garantem vaga para as Olimpíadas de Atenas, em 2004. O confronto acontece na cidade holandesa de Nieuwegein, às 14h30 (horário de Brasília).

Segundo Bernardinho, esta será a oportunidade de fazer algumas avaliações. “Vamos testar esse pessoal novo nesses amistosos. Os jogos vão servir para começarmos a montar uma base para a Liga Mundial”, disse Bernardinho. “Também é a chance de ver de perto como o André Nascimento vai se comportar”, completou o treinador, referindo-se ao oposto brasileiro que chegou ao Brasil muito aquém das suas condições físicas, depois de disputar o campeonato grego.

Os holandeses são velhos adversários. Sem dúvida, uma lembrança memorável para os brasileiros é a partida final dos Jogos Olímpicos de Barcelona, em 92, quando a equipe de Giovane, Tande, Marcelo Negrão e cia fez história ao subir no lugar mais alto do pódio pela primeira vez num esporte coletivo.

O último encontro das duas equipes aconteceu no Campeonato Mundial do ano passado, ainda pela segunda fase classificatória, em Santa Fé (Argentina). Na ocasião, o time brasileiro saiu com a vitória, por 3 sets a 0.

Bernardinho acredita que a Holanda deve chegar mais entrosada para esses amistosos. “Eles estão disputando a classificação para o Campeonato Europeu. Por isso, já devem estar com um pouco mais de ritmo de jogo”, comentou o treinador. “Além disso, o time vem praticamente completo. A exceção é o Nummerdor (atacante holandês), que está disputando as semifinais do campeonato italiano pelo Milano”, afirmou.

O técnico brasileiro deve começar jogando com Maurício, Henrique, Rodrigão, Ezinho, Roberto e André Nascimento. Líbero: Escadinha.