Paris – Os brasileiros são fortes candidatos à conquista do Troféu Bola de Ouro, prêmio concedido anualmente ao melhor jogador da Europa pela revista France Football. O maior favorito, Ronaldinho Gaúcho, do Barcelona, encabeça a lista de 50 indicados divulgada ontem, que tem ainda Ronaldo (Real Madrid), Adriano (Inter), Kaká (Milan), Émerson (Juventus), Aílton (Schalke 04) e Juninho Pernambucano (Lyon).

Ronaldinho Gaúcho, já carinhosamente chamado de Dentuço na Espanha, vem encantando a torcida e sendo destaque dos jornais e revistas especializados.

Ronaldo e Rivaldo já ergueram o troféu. Ronaldo ganhou nas edições de 97 e 2002, enquanto Rivaldo foi o vencedor em 99. O último ganhador, o checo Pavel Nedved (Juventus), também integra a lista.

Outro favorito entre os europeus é o atacante Thierry Henry, do Arsenal, que está em grande fase. Outros franceses na lista são Zidane (Juventus), Barthez (Olympique), Vieira (Arsenal) e Micoud (Werder Bremen).

Dois jogadores famosos do Real Madrid, o inglês Beckham e o português Figo, também têm boas chances de faturar o prêmio. Mas o camaronês Eto?o, do Barcelona, está em melhor fase que eles e também pode sonhar.

Na Série A italiana 14 são os candidatos, com destaque para o veterano Maldini e o atacante ucraniano Shevchenko, ambos do Milan. Na Premier League (divisão de honra inglesa) são 12 os candidatos.