O Brasil avança na Copa do Mundo. A vitória diante da Itália garantiu a seleção brasileira nas oitavas de final da Copa do Mundo de Futebol Feminino da França. Nesta terça-feira (18), em Valenciennes, o 1×0 do último confronto do Brasil na primeira fase, com direito a gol da rainha Marta, classificou a equipe, mas na terceira colocação do grupo C, com duas vitórias e uma derrota – Austrália e Itália ficaram na frente por causa do saldo de gols. A definição das adversárias depende do final da primeira fase, podendo ser a França (jogando no domingo às 16h) ou a Alemanha (jogando no sábado às 12h30).

Apresentando um bom futebol, com muita movimentação e velocidade, as representantes da seleção Canarinho tiveram a maior parte das oportunidades de gol e de tanto insistirem foram coroadas com um gol de Marta, em cobrança de pênalti aos 28 da segunda etapa.

+ Confira todas as notícias sobre o Athletico

As brasileiras começaram a partida buscando o jogo, tentando garantir a vitória para assim sacramentar a vaga nas oitavas de final da competição e não depender de outros resultados. Para tentar frear o ímpeto da seleção Canarinho, que começou dominando o jogo, as italianas chegavam firme. Bartolli foi amarelada aos 14 minutos após chegar de sola em Debinha, chegando a rasgar o meião da camisa 9.

Aos 16 minutos, Marta cobrou escanteio e Debinha mandou de letra exigindo a defesa da goleira italiana. Nos instantes seguintes o Brasil tentou de diversas maneiras mandar para o fundo das redes, mas parou nas boas intervenções de Giuliani. A Azzurra encontrava oportunidades ao se aproveitar da defesa exposta do Brasil e passou a crescer no jogo a partir dos 25 minutos da primeira etapa. Aos 39, Bonansea recebeu um cruzamento na área e chutou à queima roupa em Bárbara, que conseguiu defender.

+ Leia tudo sobre o Coritiba

As duas equipes voltaram para a segunda etapa tentando tirar o placar do zero. Aos seis minutos, depois de Debinha sofrer falta na entrada da área, Andressinha foi para a cobrança e mandou no travessão.
O Brasil teve outra chance aos 10, após cobrança de falta na área Kathellen cabeceou no meio de três marcadoras e a bola passou muito próxima da trave direita, mas não entrou.

Insistindo no ataque, aos 19, Ludmila avançou em velocidade pela direita e já em profundidade mandou para a área. Bia Zaneratto, marcada, tentou dar um toque para mandar para o fundo das redes, mas não acertou em cheio a bola.

+ Saiba o que está rolando no Paraná Clube

Aos 26, Debinha avançou na área driblando e foi derrubada por Linari. Pênalti marcado. Marta chamou a responsabilidade em um jogo nervoso e com calma foi para a cobrança. As 28, chutando rasteiro, deslocou a goleira e mandou para o fundo das redes, assinalando seu 17º gol em Copas do Mundo.
Nos minutos finais, o Brasil trabalhou para evitar tomar o empate e apostando na forte marcação segurou a vitória.

Ficha técnica

Copa do Mundo Feminina
Grupo C – 3ª Rodada

BRASIL 1×0 ITÁLIA

Brasil
Bárbara, Leticia Santos (Poliana), Kathellen, Mônica e Tamires; Thaisa, Andressinha e Ludmila; Debinha e Marta; Cristiane (Bia Zaneratto).
Técnico: Vadão

Itália
Giuliani; Guagni, Gama, Linari e Bartoli (Boattin); Cernoia, Giugliano e Galli; Giacinti (Bergamaschi), Girelli (Mauro) e Bonansea.
Técnica: Milena Bertolini

Local: Stade du Hainaut (Valenciennes-FRA)
Arbitra: Lucila Venegas (MEX)
Assistentes: Mayte Chavez (MEX) e Enedina Caudillo (MEX)
VAR: Carlos Del Cerro Grande (ESP)
Gol: Marta 28 do 2º
Cartões amarelos: Letícia Santos (BRA); Bartoli (ITA)