Passada as emoções dos Estaduais e ainda em meio à disputa da Copa Libertadores da América e da Copa do Brasil, começa neste sábado o Campeonato Brasileiro de 2010. Com três partidas neste sábado, o torcedor inicia o acompanhamento de uma competição que promete muita emoção e equilíbrio ao longo de 38 rodadas até o dia 5 de dezembro.

Por coincidência, os quatro times classificados às semifinais da Copa do Brasil entram em campo neste primeiro dia de jogos e, por isso, estão com a cabeça no torneio eliminatório. Santos, Grêmio, Atlético Goianiense e Vitória podem até poupar alguns de seus jogadores mais importantes nesta rodada de abertura.

Embalado pelo título paulista e pelo futebol alegre e ofensivo que apresenta na temporada, o Santos viaja ao Rio de Janeiro para encarar na estreia o Botafogo, no Engenhão, que também mostra uma enorme motivação por ter conquistado o Campeonato Carioca.

Em Goiânia, o Grêmio quer iniciar o Brasileirão de uma forma que aconteceu apenas uma vez em 2009: vencer fora de casa. Para isso, tem de passar pelo Atlético Goianiense, que volta à Primeira Divisão após 22 anos e quer mostrar que pode surpreender muitos clubes de maior tradição.

Por fim, em São Paulo, o Vitória tem pela frente um traumatizado Palmeiras, que passa por momentos difíceis depois da eliminação na Copa do Brasil e pela má campanha no Paulistão – ficou apenas na 11.ª colocação na fase de classificação.

Neste ano, o Brasileirão terá um fato que só ocorre de quatro em quatro anos. Por causa da realização da Copa do Mundo, na África do Sul, a competição será interrompida após a sétima rodada, a ser jogada nos dias 5 e 6 de junho. O retorno só acontecerá no dia 14 de julho, três dias após a final do Mundial.

Confira os jogos deste sábado pela 1.ª rodada do Brasileirão:

18h30

Botafogo x Santos – Engenhão

Atlético-GO x Grêmio – Serra Dourada

Palmeiras x Vitória – Palestra Itália