Apesar de 2002 ter sido o ano da conquista do pentacampeonato e do campeonato nacional ter empolgado a torcida, uma pesquisa da Federação Internacional de História e Estatísticas do Futebol classificou o campeonato brasileiro de 2002 apenas como o nono melhor torneio nacional do mundo, uma queda de três posições em relação à classificação obtida pelo Brasileirão em 2001.

A classificação, que é feita desde 1991, é construída a partir dos resultados nacionais e internacionais obtidos pelos clubes que disputam o campeonato. A classificação também considera, ainda, que de forma limitada, o número de jogadores em um campeonato que são titulares em suas respectivas seleções nacionais.

Segundo a pesquisa, o melhor campeonato do mundo é, pelo segundo ano seguido, o da Espanha, onde 183 jogadores de seleções de todo o mundo atuam, entre eles Ronaldo, Roberto Carlos e Zidane. O Real Madrid ainda é o líder do ranking mundial de clubes e entre os dez primeiros estão também o Barcelona e o Deportivo La Coruña.

Há poucos anos, o campeonato italiano era o grande líder no ranking, atraindo a maioria dos astros internacionais. O “calcio”, porém, foi ultrapassado não apenas pelo espanhol, mas também pelo campeonato inglês. Em quarto lugar aparece o torneio alemão.

Já o Brasileirão, que ocupava a sexta colocação em 2001, foi superado pelos torneios na Argentina, México e Grécia. Um dos motivos seria o fraco desempenho dos times nacionais nos torneios internacionais em 2002, principalmente nas competições promovidas na América do Sul.

Ranking

Campeonatos Nacionais

1) Espanha

2) Inglaterra

3) Itália

4)Alemanha

5) Argentina

6) França

7) Grécia

8) México

9) Brasil

10) República Tcheca