A Copa do Mundo acabou e as atenções do torcedor se voltam para o Campeonato Brasileiro. Após um recesso de 38 dias, o torneio nacional retorna com a realização da oitava rodada neste meio de semana. Nesta quarta-feira, a tabela prevê sete partidas e uma delas, por uma incrível coincidência, chama mais a atenção. É o duelo justamente entre os dois líderes da competição.

No estádio Castelão, em Fortaleza, Ceará e Corinthians se enfrentam para definir quem retoma a briga pelo título na primeira posição. Após sete rodadas o time paulista leva vantagem no saldo de gols – 8 a 1 – e por isso é colocado no topo da tabela de classificação. Neste período de intertemporada, as duas equipes treinaram, jogaram amistosos ou partidas oficiais – os cearenses disputam simultaneamente o Campeonato do Nordeste – e buscaram entrosamento para o restante do Brasileirão.

Mas terão desfalques nesta quarta. No Corinthians, o goleiro Felipe está afastado e os atacantes Ronaldo e Dentinho ainda buscam a melhor forma física. Já o Ceará, em estado de graça pela surpreendente campanha neste início de campeonato, não terá os suspensos Anderson (zagueiro) e Heleno (volante). E estreia o técnico Estevam Soares, contratado depois que PC Gusmão foi para o Vasco.

Também de forma surpreendente, o Guarani entra em campo para mostrar que não está nas primeiras colocações por acaso. Quinto lugar, o time de Campinas joga em casa contra o Internacional e quer aproveitar o fator campo para manter o embalo. O problema é a falta que o atacante Roger fará à equipe – artilheiro do Brasileirão, com seis gols, o jogador foi negociado com o futebol japonês nesta intertemporada.

Outro que está nos primeiros lugares, o São Paulo quer aproveitar as primeiras rodadas pós-Copa para ganhar o embalo necessário para a disputa das semifinais da Copa Libertadores da América contra o Internacional. O adversário desta quarta é o Avaí, no Morumbi. O time catarinense, com técnico novo – Antônio Lopes -, quer surpreender na casa do rival.

OUTROS JOGOS – Na parte de baixo da tabela de classificação, alguns times precisam iniciar já a recuperação. Esse é o caso do Vasco, penúltimo colocado, que tem uma missão complicada. Em Goiânia, enfrenta o Goiás, que obteve três vitórias consecutivas nas últimas rodadas antes do recesso do Mundial da África do Sul e busca manter o bom momento.

Outro “desesperado” é o Atlético Paranaense, que só deixou a zona de rebaixamento por causa dos pontos perdidos pelo Prudente em um julgamento no Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD). Em casa, na Arena da Baixada, o time de Curitiba encara o Cruzeiro, que estreia o técnico Cuca no comando.

Em posições intermediárias, Flamengo e Botafogo fazem o clássico carioca no Maracanã. O time flamenguista entra em campo pela primeira vez após a prisão do goleiro Bruno por envolvimento no sequestro e desaparecimento de uma ex-amante em Minas Gerais. E, por fim, em Porto Alegre, Grêmio e Vitória duelam para ficarem longe da zona de rebaixamento e mais perto dos primeiros colocados.

Confira os jogos desta quarta-feira pela 8.ª rodada do Brasileirão:

19h30

São Paulo x Avaí – Morumbi

Atlético-PR x Cruzeiro – Arena da Baixada

Grêmio x Vitória – Olímpico

21 horas

Flamengo x Botafogo – Maracanã

21h50

Ceará x Corinthians – Castelão

Guarani x Internacional – Brinco de Ouro

Goiás x Vasco – Serra Dourada