Para manter a tradição de levar de três a quatro atletas para os campeonatos nacionais e aumentar a representatividade de Toledo, o técnico Ricardo Santos, da Associação de Judô Ricardo Santos/HCO, disse que a partir de amanhã, definitivamente começa a preparação e assunto será tratado como prioridade.

O mês de fevereiro serviu apenas para os atletas soltarem a musculatura e retomarem a forma física, mas a partir de agora os treinos serão intensificados em três vezes por semana. “O período de férias gera alguns excessos, mas devagar eles estão se recuperando para aprimorar a parte técnica”, frisou.

O primeiro passo para quem quer disputar um Campeonato Brasileiro acontece apenas nos dias 28 e 29 de março, em Curitiba, com a Seletiva Estadual. Nesta competição serão conhecidos os representantes que vão ao Sul-Brasileiro, em Florianópolis (17 a 19 de abril). Aí, um título ou vice assegura vaga para o “Estado”. A vaga do atleta somente é assegurada após o estadual da categoria, onde o título é a garantia da vaga.

Mas de acordo com o técnico Santos, devido à evolução técnica que judô nacional vem sofrendo nos últimos anos, cada dia de treino é importante para garantir a meta. “Por se tratar de um ano a típico que será formada s as seleções nacionais para os Campeonato Mundiais e Jogos Olímpicos, qualquer competição vai ser uma verdadeira batalha”, explica Santos.