Tan Tan, Marrocos – O brasileiro Jean Azevedo está cada vez mais na briga pelo título do Rali Dacar 2006. Confirmando a tendência projetada por ele mesmo de que na África sua situação iria melhorar, Jean terminou a quinta etapa, disputada nesta quarta-feira entre Quarzazate e Tan Tan, em 4h12m54s, na 13.ª colocação. Com isso, ele pula da 16.ª para a 13.ª posição na classificação geral.

Jean havia terminado as duas primeiras etapas do Dacar na 26.ª colocação. Três etapas africanas depois, ele já recuperou nada menos que treze posições.

O vencedor da etapa foi o francês Cyril Despress, atual campeão do Dacar nas motos, com o tempo de 3h47m40s.

Em segundo, o espanhol Marc Coma, três minutos e quarenta e um segundos atrás. Na classificação geral, as posições se invertem: Despres está em segundo, e Coma lidera a categoria, 1h00min27s à frente do brasileiro Jean de Azevedo.

Carros

A dupla brasileira Klever Kolberg e Eduardo Bampi subiu quatro posições na categoria carros do Rali Dacar. Após a quinta etapa, disputada nesta quarta-feira, de Quarzazate a Tan Tan, no Marrocos, os dois pularam da 24.ª para a 20.ª colocação. Eles estão a 2h18m53s do líder, o carro guiado pelo espanhol Sainz e o alemão Schulz.

Kolberg e Bampi terminaram os 819 quilômetros da quinta etapa na 20.ª posição, com o tempo de 4h12m01s.

Os vencedores no trecho desta quarta foram os franceses Peterhansel e Cottret, que marcaram 3h33m40s.

Como Sainz e Schulz terminaram a etapa apenas na nona posição, a briga pela liderança do Dacar aumentou. Os seis primeiros colocados estão a menos de três minutos do líder. O carro vice-líder, comandado pela alemã Kleinschmidt e do Italiano Pons, está a 1m28s dos líderes.