Lancepress – Deu Brasil na etapa alemã do circuito mundial de vôlei de praia. A dupla Harley e Pará conquistou o título neste domingo ao derrotar os atuais campeões mundiais, os argentinos Baracetti e Conde por dois sets a um, com parciais de 25/23, 19/21 e 15/10, em Berlim. Harley ainda foi considerado o melhor jogador do torneio. Em terceiro lugar ficaram Dieckmann e Reckermann, da Alemanha, derrotados por Harley e Pará nas semifinais também por 2 a 1 (21/18, 14/21 e 18/16). A próxima parada será Gstaad, na Suíça, com o início do qualifying da segunda etapa da temporada a partir de quarta-feira.

Foram sete jogos e sete vitórias, e apenas quatro sets perdidos. Este foi o oitavo torneio de Harley e Pará juntos, sendo o primeiro no exterior em apenas três meses de trabalho. Em Berlim, Harley mostrou porque foi eleito o melhor saque do vôlei de praia brasileiro em 2001, surpreendendo os adversários nesse fundamento.

– Estamos muito felizes. Sei que formamos um bom time, mas não esperávamos vencer aqui – admitiu Pará. A dupla recebeu US$ 22,5 mil de premiação e 300 pontos no ranking mundial.

Além de Pará/Harley, o Brasil também foi representado em Berlim por Franco/Roberto Lopes, que não passou pelos argentinos Baracetti e Conde nas oitavas-de-final, perdendo por 2 a 0 (21/18 e 28/26), e terminando a etapa em nono lugar. Já Loiola e Ricardo deixaram a Alemanha sem vencer um jogo, e terminaram na 25ª colocação.

Durante a competição, Berlim se candidatou para sediar o Campeonato Mundial de vôlei de praia em 2005. Nas duas últimas edi-ções, Marseille, na França, em 99, e Klagenfurt, na Áustria, em 2001, foram as sedes do Mundial, que é realizado de dois em dois anos. Em 2003, o evento será realizado no Rio de Janeiro.