O Flamengo assumiu a liderança do Novo Basquete Brasil (NBB) neste domingo, ao derrotar o Palmeiras/Lupo/Araraquara, por 98 a 71, diante de sua torcida, pela décima rodada do returno. Para chegar à primeira posição, os cariocas contaram com a derrota do Universo/BRB/Financeira Brasília para o lanterna Guaraná Antártica/Vitória/Saldanha.

A equipe da casa soma agora 18 vitórias e quatro derrotas, na liderança isolada. O ala Marcelinho foi, mais uma vez, o destaque da partida, com 34 pontos. Do lado do Araraquara, os armadores Arnaldinho e Neto anotaram 27 e 21 pontos, respectivamente.

O Brasília caiu neste domingo, fora de casa, por apenas um ponto de diferença. Perdeu por 76 a 75, em uma partida decidida no último lance. Em um arremesso de dois pontos, o ala Roberto deu a vitória aos anfitriões. O cestinha do jogo foi o ala/pivô Amiel, responsável por 20 pontos. Pelo Brasília, Guilherme Giovanonni anotou 20.

A vitória apertada foi comemorada pelo técnico Paulo Murilo. “Foi um jogo bem jogado. Decidido no último segundo. Poderia ter sido vitória deles ou nossa. Felizmente foi a nossa”, festejou. “Nós impedimos os chutes de 3 pontos e marcamos os pivôs deles pela frente. Estamos trabalhando bastante e temos potencial para conseguir essa vitória”, completou.

Ainda neste domingo, o Vivo/Franca perdeu para o São José/Unimed/Vinac, por 83 a 77, e caiu na tabela. Ocupa agora a quarta colocação, com 16 vitórias e sete derrotas. O terceiro lugar passou a ser ocupado pelo Pitágoras/Minas, que bateu o Vila Velha/Cetaf/Garoto/UVV, fora de casa, por 72 a 69.

Fora do G-4, grupo que classifica os primeiros colocados diretamente para os playoffs, o Ciser/Araldite/Univille/Joinville superou o GRSA/Itabom/Bauru, por 65 a 61. “Acho muito difícil chegarmos no G-4, mas com as derrotas desta rodada, já começo a achar que é possível”, afirmou o técnico Alberto Bial.

Completando a rodada, o Assis Basket derrotou o Campos do Conde/Sercomtel/Londrina, por 86 a 76, fora de casa. Os visitantes chegaram à oitava colocação, com 10 vitórias e 12 derrotas.