O gigante búlgaro Kaloyan Stefanov Mahlyanov, conhecido por Kotooshu Katsunori, de 25 anos, poderá entrar para a história do sumô como o primeiro europeu a vencer o Grande Torneio de Tóquio, o principal do circuito do esporte.

O lutador de 153 quilos, dono do título de campeão (ozeki), precisa conseguir apenas mais uma vitória no campeonato, que vai até dia 25 de maio, para poder se consagrar nos anais do esporte.

O búlgaro, conhecido como o "David Beckham do sumô" pela sua beleza, conseguiu 12 vitórias e possui uma vantagem de dois pontos em relação ao segundo colocado, o mongol Hakuho, que contabiliza dez vitórias.

Kotooshu, que há duas semanas chegou ao estádio Ryogoku Kokugikan com o dever de conservar o status de ozeki, irá enfrentar no sábado (24) o mongol Ama. Mesmo assim, o grande favorito para o título é o também mongol Hakuho.

Esse será um grande desafio para o gigante Kotooshu, que hoje demonstrou um pouco de nervosismo. Um último obstáculo para entrar na história do esporte nacional japonês dominado por estrangeiros.