Não foi das melhores a volta de Hugo Cabrera ao comando do São José dos Pinhais/Keltek. Ontem à tarde, na primeira partida do time comandado pelo dominicano depois de seu retorno ao basquete nacional (ele foi o técnico campeão estadual do ano passado, com o Petro Crystal, que deu origem ao Keltek), o São José sofreu sua primeira derrota em casa no Nacional de basquete masculino, ao ser superado pelo Pitágoras/Minas Tênis (MG), por 92 a 86 (45×44).

O resultado colocou o time de São José na 12.ª posição na tabela, com oito pontos ganhos em 12 disputados. Na campanha, o time joseense soma duas vitórias e quatro derrotas.

Já o Pitagoras, com a vitória sobre o campeão paranaense, assumiu a vice-liderança do nacional de basquete masculino. Em seis jogos disputados, os mineiros somam 11 pontos, resultado das cinco vitórias e apenas uma derrota até agora.

Mas como o campeonato ainda está apenas começando, e o time ainda está se adaptando às instruções de Cabrera, o resultado pode ser considerado dentro da normalidade, pois a equipe mineira é uma das forças do certame. Outro ponto positivo é que a equipe está ganhando mais em conjunto e combatividade, como o demonstrado ontem. Faltando apenas 1min30s para o fim do jogo, o São José encostou no placar, reduzindo para apenas três pontos a diferença.

Na seqüência, no entanto, os mineiros fizeram valer o poder de marcação de sua defesa, abrindo novamente, para fechar o placar com uma diferença de seis pontos.

O time da casa teve como destaques, ontem, Marcão e William. Enquanto Marcão mostrou que pode ser utilizado a maior parte do jogo (voltava de contusão) e marcou 18 pontos ao longo da partida, William se destacou por atingir um double-double (dois digitos em dois fundamentos), ao marcar 16 pontos e conquistar 12 rebotes.

Outros resultados

Universo/Ajax (GO) 85 x 81 Corinthians/UMC/Mogi (SP), em Goiânia; Universo/BRB (DF) 99 x 84 Uniara/Araraquara (SP), em Brasília; Ulbra/Torres (RS) 81 x 66 Londrina/TIM (PR), em Torres; Liga Macense (RJ) 102 x 76 Winner/Limeira (SP), em Macaé; Unitri/Uberlândia (MG) 99 x 67 Paulistano/Dix Amico (SP), em Uberlândia; Franca Basquete (SP) 101 x 98 Telemar (RJ), em Franca; e Joinville/FME (SC) 76 x 101 COC/Ribeirão Preto (SP), em Joinville.

Com esses resultados, o Unitri/Uberlândia e Pitágoras/Minas estão empatados na primeira colocação com 83.3% (5 vitórias e uma derrota). A equipe de Uberlândia leva vantagem na cesta average.

De acordo com o regulamento do Nacional, na primeira fase, as 16 equipes jogam entre si em partidas de ida e volta. As oito primeiras colocadas classificam-se para as quartas-de-final nos seguintes confrontos: 1.º x 8.º, 2.º x 7.º, 3.º x 6.º e 4.º x 5.º. Os vencedores disputam a semifinal e a final. A partir das quartas-de-final, os playoffs serão em melhor de cinco partidas, sendo o primeiro, o segundo e o quinto jogos na quadra do clube de melhor campanha na primeira fase.