O Caminho do Vinho, de São José dos Pinhais, foi um dos dois circuitos de turismo do Paraná selecionados pelos ministérios do Desenvolvimento Agrário (MDA), do Turismo (MTur) e pelo Sebrae para receberem apoio para promoção e comercialização com vistas à Copa do Mundo de 2014.

Por meio de chamada pública, foram oferecidas duas vagas para cada uma das doze cidades-sede do Mundial. A iniciativa faz parte do projeto Talentos do Brasil Rural -Eixo Serviços, que tem por objetivo apoiar a agricultura familiar no País.

De acordo com a Secretaria de Indústria, Comércio e Turismo de São José dos Pinhais, o Caminho tem um grande potencial turístico e é o “carro-chefe” do turismo rural do município, além de ser uma forma de apoiar o desenvolvimento da região e agregar valor aos produtos da agricultura familiar da cidade.

“Participar deste projeto é muito importante para o município. Nós seremos a porta de entrada dos jogos que acontecerão em Curitiba, então, ter o Caminho do Vinho no projeto do Governo Federal é muito significativo para atrair atenção do turista para São José e mostrar o nosso potencial para os torcedores”, destaca o prefeito Ivan Rodrigues.

A estimativa é de que 600 mil turistas estrangeiros e mais três milhões de brasileiros circulem pelo Brasil durante a Copa do Mundo de 2014. Pensando neste grande volume turístico, o projeto beneficiará não apenas as cidades-sede, como também um total de 55 municípios nos 14 estados que sediarão os jogos da Copa.

Entre os meses de novembro de 2010 e janeiro deste ano, foram entregues 119 propostas. Foram selecionados 24 circuitos. Do Paraná, além do Caminho do Vinho, foi selecionado o “Caminhos Históricos da Serra”, de Quatro Barras.