Somente um dia depois de conquistar o título do Torneio de Birmingham, a checa Petra Kvitova anunciou nesta segunda-feira a desistência do Torneio de Eastbourne, também na Inglaterra. A tenista número 12 do mundo abandonou a disputa antes mesmo de estrear, graças a uma lesão abdominal.

Kvitova explicou que decidiu priorizar Wimbledon, que começa na próxima semana, e que por isso não jogará em Eastbourne, torneio disputado em quadras de grama e que serve de preparação justamente para o Grand Slam inglês. Assim, a checa terá sete dias para se recuperar antes de entrar na quadra.

A jogadora conquistou o Torneio de Birmingham no último domingo, ao bater na decisão a australiana Ashleigh Barty por 2 sets a 1, com parciais de 4/6, 6/3 e 6/2. Este foi o primeiro troféu conquistado por Kvitova depois de ter a mão esquerda esfaqueada durante uma invasão à sua casa, há seis meses.

Outra das favoritas que está fora da competição é a eslovaca Dominika Cibulkova. Quarta cabeça de chave em Eastbourne, ela foi surpreendida nesta segunda-feira e caiu diante da britânica Heather Watson por 2 sets a 0, com parciais de 7/5 e 6/4. Agora, Watson, número 126 do mundo, vai encarar a 14.ª favorita, a russa Anastasia Pavlyuchenkova, que eliminou a belga Elise Mertens em três sets: 3/6, 6/4 e 6/1.

Ainda nesta segunda-feira, a checa Karolyna Pliskova confirmou o favoritismo e estreou com vitória em Eastbourne. Cabeça de chave número 3, ela não teve maiores dificuldades para eliminar a norte-americana Alison Riske por 2 sets a 0, com parciais de 6/4 e 6/3. Na próxima fase, ela vai encarar a suíça Timea Bacsinszky ou a chinesa Shuai Peng.

Outra favorita que passou à próxima fase foi a letã Jelena Ostapenko, décima cabeça de chave, que eliminou a espanhola Carla Suárez Navarro em três sets: 6/3, 0/6 e 6/4. Já a australiana Daria Gavrilova, cabeça de chave número 16, foi surpreendida pela espanhola Lara Arruabarena de virada, com parciais de 2/6, 6/2 e 6/3.

Kristyna Pliskova também precisou de três sets para bater a britânica Naomi Broady, com parciais de 6/2, 6/7 (7/9) e 6/1, e agora encara a número 1 do mundo, a alemã Angelique Kerber. A romena Sorana Cirstea, a paraguaia Verónica Cepede Royg, a chinesa Ying-Ying Duan, a checa Barbora Strycova e a japonesa Naomi Osaka também estrearam com triunfo em Eastbourne.