A Federação Internacional de Voleibol lançou uma nova campanha chamada FIVB Heroes (Heróis da FIVB), que funcionará como uma espécie de Hall da Fama, comum em outros esportes como o basquete.

Nesta semana, o brasileiro Emanuel Rego e a americana Kerri Walsh foram homenageados com estátuas de cinco metros no Foro Italico, em Roma, onde a iniciativa foi lançada e onde ocorre a etapa italiana do Circuito Mundial de vôlei de praia.

Considerados pela Federação como “os melhores dos melhores”, Walsh e Emanuel s ão os principais nomes do projeto. “Não poderíamos querer dois melhores embaixadores para o esporte”, afirmou o vice-presidente da FIVB e presidente da Confederação Brasileira de Vôlei, Ary Graça.

Além do desempenho esportivo, que será muito considerado, para fazer parte desse grupo será necessário ser um modelo para os jovens e ter carisma. Ao todo, 13 homens e 16 mulheres do v ôlei de praia já foram introduzidos à campanha.

A ideia da Federa ção é fazer o mesmo com os atletas de vôlei de quadra. 13 mulheres e 15 homens, de um total de 16 países, serão introduzidos ao público dentro dessa campanha, no começo de julho, durante a fase final da Liga Mundial, em Gdansk, Polônia, e em agosto em Macau, na China.