O italiano Alessandro Petacchi venceu neste domingo a primeira etapa da Volta da França. Mesmo assim, o suíço Fabian Cancellara permanece na liderança da competição e se manteve com a camisa amarela, que identifica o primeiro colocado.

O alemão Tony Martin está no segundo lugar, dez segundos atrás de Cancellara e em terceiro está o britânico David Miller. Lance Armstrong aparece na quarta posição e o espanhol Alberto Contador, campeão da Volta da França de 2009, está em sexto.

A prova deste domingo foi turbulenta. Nos últimos quilômetros, alguns ciclistas caíram, entre eles o heptacampeão do evento, Lance Armstrong, e o vencedor do prólogo de sábado realizado em Roterdã, Fabian Cancellara. O acidente mais curioso envolveu o campeão do Giro da Itália, Ivan Basso e o britânico David Millar. Um cachorro provocou a queda dos dois ciclistas, que não se feriram gravemente.

O líder da Volta da França fez uma avaliação da primeira etapa que foi feita entre as cidades de Roterdã e Bruxelas, em um percurso de 223,5 quilômetros. “Hoje (domingo) foi muito nervoso e o final da prova foi insano. E eu não pude fazer nada. Foi tudo um caos”, avaliou o ciclista.

Nesta segunda-feira, acontecerá a segunda etapa da Volta da França, que será realizada entre Bruxelas e Spa, também na Bélgica, em uma distância de 201 quilômetros.