Canoa, prova que vai exigir
muita habilidade nos canoistas.

Começa hoje em Curitiba, na raia do Parque Iguaçu, o Campeonato Brasileiro de Canoagem Velocidade, que servirá como um “aquecimento” para a disputa do Pan-americano e pré-olímpico que acontecem na próxima semana.

Os principais atletas brasileiros estarão em ação. Na modalidade caiaque, os representantes brasileiros no pré-olímpico já estão definidos e a competição servirá como um teste. “É bom um evento um pouco antes para sairmos da rotina do treinamento e sentir o que vai ser o pré-olímpico”, acredita Guto Campos, medalha de ouro no Pan-americano de Santo Domingo ao lado do paranaense Fábio Demarchi. Os dois representarão o Brasil na categoria K2 500 metros.

Para os atletas da modalidade Canoa, o Campeonato Brasileiro é o início da disputa pela vaga olímpica, já que servirá como seletiva para definir os representantes de cada barco. Oito atletas baianos estiveram durante todo o ano de 2003 em Curitiba se preparando para este momento. “Treinamos e moramos juntos durante este tempo todo. Agora temos que torcer para que os atletas que tiverem as melhores condições de irem para as olimpíadas, sejam os escolhidos”, disse Lourival Filho.

Além de ser a última oportunidade de analisar os atletas, o evento serve como teste para a estrutura montada pela confederação Brasileira de Canoagem. “É importante realizarmos este Campeonato Brasileiro para testarmos a estrutura, pois vamos receber atletas de todos os países das Américas do Sul, Central e Norte”, explica o presidente da Confederação Brasileira de Canoagem, João Tomasini.

O Campeonato Brasileiro de Canoagem, o pan-americano e o pré-olímpico, têm apoio do governo federal, através do Ministério do Esporte; do Comitê Olímpico Brasileiro, do Governo do Paraná, através da Paraná Esporte e da Prefeitura de Curitiba, através da Secretaria de Esporte e Lazer.

Atletas definidos no Pré-olímpico:
K = Caiaque Masculino
K1 – 1000 m – Sebastian Cuatrin.
K2 – 1000 m – Sebastian Cuatrin e Sebastian Szubski.
K4 – 1000 m – Guto Campos, Fábio Demarchi, Roger Caumo e André Caye (Deca).
K1 – 500 m – Sebastian Cuatrin.
K2 – 500 m – Guto Campos e Fábio Demarchi.
Caiaque Feminino
K4 500 m Feminino – Naiane Fragozo Pereira, Daniela Simone Alvarez, Bruna Ribeiro e Caroline Corrieli.
K2 500 m fem – Naiane Fragozo Pereira e Daniela Simone Alvarez.
K1 – Ariela César Pinto.
C = Canoa
Os atletas da canoa serão escolhidos durante o Campeonato Brasileiro.