Com a participação de 160 atletas, representando 14 países, começa amanhã, na raia olímpica do Parque Náutico do Iguaçu, em Curitiba, o Campeonato Pan-americano Petrobras de Canoagem Velocidade. O torneio definirá 95 vagas para os Jogos Pan-americanos, que acontecem ano que vem, em Santo Domingo, na República Dominicana.

Um dos nomes mais cotados, entre os brasileiros, está o mineiro Sebastián Cuattrin, que acumula 90 títulos brasileiros e já participou de três Olimpíadas (Barcelona/92, Atlanta/96 e Sydney/00). Já, entre as delegações estrangeiras destaque para o argentino Javier Correa, medalha de prata no Mundial de Sevilha (Espanha), disputado no mês de setembro deste ano, e quinto colocado na última Olimpíada, além do cubano Lancy Martinez, que aparece entre os 18 melhores canoístas do mundo.

A competição será disputada nas modalidades K-1, K-2, K-4, C-1 e C-2, categorias masculino e feminino, nas distâncias de 200m, 500m e 1000m. O Pan é realizado pela com apoio do Ministério do Esporte e Turismo, Comitê Olímpico Brasileiro e Prefeitura Municipal de Curitiba e patrocínio é da Petrobras.